Como desmamar meu bebê de 11 meses somente durante a noite?


Boa tarde, queridas amigas do peito!

Gostaria muito de continuar amamentando meu bebê de 11 meses. Sinto-me muito bem, sei que transmito a ele muito amor, e sei também que ele sente. O meu “problema” é que ele não aceita a mamadeira à noite, fica exclusivamente no peito e não aceita nem mesmo se eu der na colher. Está muito cansativo para mim. Gostaria de ter algum esclarecimento de como fazer para que ele aceite, dicas de o que dar, para que ele durma melhor (já que acorda entre 3 a 5 vezes durante a madrugada para mamar), e que eu também consiga descansar, já que a jornada do dia também é cansativa.

Por favor, me ajudem!

Querida M.,

Obrigada por nos escrever. Fique tranquila: você está passando pelo que TODAS nós já passamos um dia. Noites insones, exaustão, dúvidas, insegurança… É só vir num grupo das Amigas do Peito para ver como é legal saber que outras mães e pais já passaram por isso. Dá até para rir depois!

Mas sei também que não é fácil. Não temos uma fórmula… Pensamos que cada bebê, cada família é única e deve tentar, com carinho, compreensão e às vezes algumas perdas, encontrar os seus próprios caminhos.

O ideal seria saber mais como é a situação de vocês, se você tem ajuda, se está trabalhando fora o dia todo… Cada caso é um caso. Pela minha própria experiência e por tudo que já passei nas Amigas, posso arriscar te dizer algumas coisas: dificilmente seu bebê está com fome. Ele pode estar com saudade de você, ou pode estar simplesmente acostumado com essa rotina. Seja como for, é possível mudar sim! Principalmente é possível construir uma relação que seja boa para os dois (ou para todos da família, de preferência).

Uma coisa importante é conversar com seu filho sobre tudo isso — eles entendem a linguagem dos gestos, do tom da voz e, principalmente, dos nossos sentimentos. Fale sobre os seus limites para ele e para as outras pessoas da casa, se tiver. Peça ajuda. O ideal é que as mudanças se dêem gradualmente. Primeiro, você tem que ter a segurança de que não é fome. Depois é ir encontrando um jeito de substituir as mamadas por outras coisas. Tem gente que dá água, tem gente que deixa chorar um pouquinho, tem gente que pede para o pai ir, tem gente que coloca o bebê na própria cama e dá de mamar a noite sem acordar… Cada um encontra a solução que pode naquele momento. Posso te garantir que todas dão certo se feitas com alguma persistência e principalmente auto-confiança de que uma família só é feliz quando todos estão felizes. Não existe isso de se “sacrificar” para fazer o outro feliz. Depois a gente acaba descontando ou cobrando… Claro que cuidar de bebê é cansativo, mas não deve ser ao ponto de nos levar aos extremos!

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, escreva novamente para gente,

Grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

About these ads

Tags:

Uma resposta to “Como desmamar meu bebê de 11 meses somente durante a noite?”

  1. gisele Says:

    por favor li a reportagem e tenho mais uma duvida pq a minha bebe de 10 meses tb nao aceita mamadeira o que poderia dar para substituir ou o ideal ‘e insistir na mamadeira mesmo? pq eu queria tirar totalmente o peito dela e tenho medo dela nao aceitar leite mais. grata gisele

Os comentários estão desativados.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: