Como desmamar suavemente minha filha de 1 ano e 4 meses?

Olá,

Preciso desmamar minha filha de 1 ano e 4 meses, pois ela acorda em média 5 vezes a noite. Eu trabalho o dia todo e preciso dormir, meu marido precisa dormir, a família precisa dormir. Eu amo amamentá-la e sei que ela ama mamar, mas para que minha família consiga descansar, preciso desmamá-la. Gostaria de desmamá-la de uma forma suave, sem radicalismos. Peço uma dica o mais breve possível, uma ajuda urgente.

Obrigada!

M.


Oi M.,

Nossa, você deve estar exausta, com toda razão! A falta de um sono tranquilo deixa todo mundo sem paciência, sem energia e de mau humor. Muitas famílias passam por isso. Acho que o mais importante você já fez: detectar o problema e começar a pensar qual a melhor solução para vocês. Sim, porque não existe uma fórmula que sirva para todo mundo. Vocês têm que procurar aquela em que se sentem melhor.

No nosso caso, por exemplo, nós fizemos um desmame noturno sem, no entanto, tirar a mamada da manhã. O meu filho adorava mamar quando acordava. Então fomos conversando com ele e fui tirando as outras mamadas, deixando essa das 6 ou 7 da manhã por último (e ficamos assim por vários meses, até o desmame completo com 2 anos). Mas à noite, fui passando a tarefa de colocá-lo para dormir para o meu marido. Assim, não dava tanta vontade de mamar. Em alguns momentos, foi bastante difícil, porque ele chorava e não queria dormir se não ficássemos ao seu lado. Tentávamos ir ao quarto dele, conversar um pouquinho, depois deixar chorar um pouquinho, explicar, conversar etc. até que em alguns dias ele começou a dormir mais e mais e pronto! Tem uma hora que passa.

Acho importante fazer uma transição, um processo gradual. Se ela mama 5 vezes por noite, conversem e expliquem que agora vai ser diferente. Comecem tirando uma ou duas mamadas, mas sempre explicando o seu critério. Senão a criança fica sem entender: porque uma hora pode, a outra não pode? E tente envolver a família toda no processo, até a empregada ou babá se vocês tiverem. Crie um personagem novo para ela, uma história legal antes de dormir e ao acordar de uma boa noite de sono.

Um coisa para te tranquilizar: uma criança que come bem de tudo e mama no peito antes de dormir, por exemplo, não precisa de alimento à noite. Dificilmente é fome. Provavelmente é saudade de você, desejo de aconchego e carinho. Então vocês talvez tenham que encontrar um outro jeito de matar essas saudades sem esse estresse todo. (Às vezes quando o meu filho ficava um pouco carente eu colocava um colchão para ele no chão do meu quarto. Era o suficiente para ele dormir tranquilo a noite toda. Depois a fase passava e ele voltava para o quarto dele, sem problemas.)

Tudo isso é um aprendizado. Não adianta a gente se “sacrificar” pelos filhos: numa família todos têm que estar felizes/satisfeitos. Explicar para sua filha os seus limites é também uma lição de vida. Quando ela for maior, vai saber explicar para um amiguinho ou até para um namorado quais os limites dela, sem ter vergonha disso!

Bem, espero ter ajudado! Qualquer dúvida, escreva para gente.

Um abraço,

Karina
Amigas do Peito

About these ads

Tags:


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: