Como faço para produzir mais leite para o meu bebê de três meses?

Queridas Amigas do Peito,

São 3:00 da madrugada e estou aqui em prantos na Net procurando uma ajuda com minha amamentação. Conheci o site de vocês através do blog da Flávia (http://www.flavoli-mamae.blogger.com.br/). Vou explicar-lhes o que está acontecendo:

Tenho um bebê de 3 meses, uma menina. Ela sempre mamou muito, mas de dois ou três dias para cá senti que ela está mamando menos e também menos tempo. E com isso, estou sentindo meus seios menos cheios e tenho a sensação que meu leite está diminuindo… Estou no momento culpando a chupeta, coisa que ela não havia pego, mas por conta dela estar chupando o dedinho polegar, me recomendaram (contra a minha vontade) dar a chupeta, pois disseram ser mais fácil de tirar depois.

Estou tão triste, esta noite tive uma crise de choro, pois estou achando que ela está até emagrecendo… Não sei o que fazer para aumentar o interesse dela pelo peito (estou evitando a chupeta para ver se ela volta a mamar como antes) e quero muito aumentar minha produção de leite… Enfim estou em crise e desamparada …

Por favor, gostaria MUITO da ajuda de vocês… Estou me sentindo impotente, menos mulher… E meu sonho é manter a amamentação exclusiva, já que o sonho do parto normal eu não pude viver.

Agora encuquei que ela está dormindo demais e fico preocupada se não é fome. Por favor, me orientem… Eu moro no interior do Estado do Rio de Janeiro, mas se fosse mais perto procuraria vocês pessoalmente. Fica a umas 6 horas de viagem….

Com carinho, aguardando repostas,

A.

Oi A.,

Entendo bem o que você está passando… Todas nós passamos por isso um dia. Dá um desespero e tanto, é difícil, mas passa! E tudo isso tem solução. Às vezes é até bom chorar, ter esses desabafos, para recobrar as forças e vencer os desafios.

É muito normal o bebê ter alguns dias ou semanas em que está menos interessado pelo peito! Aliás, nessa fase de 3 para 4 meses, é super comum porque eles começam a descobrir o mundo e a mobilidade do próprio corpo. É quando o bebê começa a jogar a cabeça para trás, por exemplo. Algumas mães, por insegurança, acham que ele não quer mais o peito! Mas é que nem aquela história do copo com metade de água: algumas pessoas vêem o copo meio vazio, outras meio cheio. Tudo é uma questão de como a gente enxerga a vida.

Nessas fases de mudança, podemos ficar ansiosos, lamentar e ficar tristes; ou podemos achar graça e pensar: nossa, meu filhote está crescendo! Tente ver as coisas com esses olhos. A sua filhinha está descobrindo o mundo. Ela já conhece o seu peito, já sabe que ele está ali. Provavelmente está tão segura disso que pode até arriscar pensar em outras descobertas.

Veja que coisa boa! E imagine quantas vezes na vida você vai lidar novamente com isso… milhares! Então talvez seja a hora de começar a ver pelo lado positivo: mostre também para sua filha que você está segura e confiante da relação de vocês e que, quando ela quiser, você estará bem ali, ao alcance da boquinha dela. Pode ser que, em poucos dias, ela volte a ficar voraz como antes. Pode ser que ela tenha mesmo mudado de hábito. Quem pode dizer? Nós adultos não temos dias de mais fome e dias de menos fome? Por que os bebês não podem ter também?

Em relação ao seu peito: o corpo da gente não é uma máquina automática. Ele é cheio de emoções, cansaços, desafios, energia. Às vezes precisa de descanso, às vezes precisa de atividade. Com a amamentação é a mesma coisa. Aos poucos, a produção se adapta à demanda do bebê. Com os meses, o peito enche cada vez menos e produzir leite principalmente durante a mamada. E é ótimo que seja assim! É que nem as lágrimas quando choramos… Elas não ficam “armazenadas” numa bolsa embaixo dos olhos, né? Elas surgem quando surge a emoção — e às vezes vêm em grande quantidade, às vezes vêm só em gotinhas… tudo na medida do nosso sentimento. O peito é assim: é mágico, vai se adaptando ao bebê dia-a-dia.

Em relação ao aumento sua produção, não existe uma fórmula, mas podemos sugerir algumas coisas. O peito produz conforme a demanda — quanto mais oferecemos ao bebê, mais produzimos. Para estimulá-lo, portanto, você pode também ordenhar o seu próprio leite. Veja no site as dicas. Você vai estimular a sua produção.

Outras dicas: beber muito líquido, comer alimentos saudáveis e descansar bastante. Mas o principal mesmo é ter auto-confiança e apoio emocional das pessoas à sua volta. Parece pouco, mas é muito! O nosso estado emocional influencia bastante a rotina da amamentação. Por isso, a base do trabalho das Amigas do Peito são os grupos de ajuda mútua, onde mães, pais e famílias trocam experiências com outras mães e saem mais fortalecidas de que é possível e prazeroso amamentar.

Converse bastante também com sua bebê sobre isso, calmamente, com carinho. Procure dormir com ela, por exemplo. É uma forma de estar junto e descansar ao mesmo tempo. Eles entendem e colaboram, por incrível que possa parecer.

Qualquer dúvida, escreva para a gente,

um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Querida Karina,

Muito obrigada! Não tenho palavras para te dizer o quanto sua fala foi útil para nós ! Estou tentando me manter mais calma e segura e ter mais confiança em mim como mãe!

Minha filha mamou muito hoje e está a cada dia me reconhecendo mais e tem me dado um carinho indescritível! O grupo de vocês é feito de anjos! Tenho entrado no site e devorado tudo que posso para me informar mais ! E vocês não tem noção do quanto ajudam mulheres como nós! Deus as abençoe e as guarde!

Muito obrigada por tudo, sim ! Se algum dia puder quero conhecer o grupo de vocês! Seria uma dádiva poder trocar idéias com pessoas tão maravilhosas!

Com carinho,

A.

About these ads

Tags:

2 Respostas to “Como faço para produzir mais leite para o meu bebê de três meses?”

  1. Andréia dos Santos Says:

    Oi amigas do peito, estou passando por uma enorme aflição, minha filha só tem 13 dias hoje, e estou tendo dificuldades para amamentá-la, eu tento de td, mas a principio fiquei 3 ou foi 4 dias sem dar o peito´porque ela machucou muito os meus seios, tamanha era a dor e ela também já nem queria por a boquinha no meu peito porque estava sangrando, numa madrugada enteri em desespero e comecei a chorar junto com ela, meu marido foi a farmácia e comprou uma lata de leite Nan 1, mas fiz de td pra não tirá-la do peito, inclusive peguei minha sobrinha que também está amamentando, e a levei duas vezes por dia pra que minha filha pudesse mamar no peito dela, e também tirava meu leite com a bombinha colocava na mamadeira e dava pra ela pra alterna e assim dar o menos possível de leite de lata pra ela, e quando meu peito melhorou, eu nem esperei sarar, voltei a amamentar ela, mas sinto meu peito vazio e também ela chora muito, sempre está direcionando a sua boquinha em direção aos meus seios, eu dou sempre que ela pede, mas estou desorientada, nem sei se tem leite e se ela está fazendo ele de chupeta.Por fim quando faço ordenha sai leite, mas não sei se é suficiente pra matar sua fome,ela sempre está chorando e sempre pedindo peito, o que eu faço pra produzir mais leite? As vezes de madrugada ela nem deixa eu dormir, fica chorando e eu trocando ela de peito em peito e isso dura 3, 4 as vezes 5 ou 6 horas e eu fico a noite inteira sem dormir, estou exausta, preocupada e triste com isso, me sinto impotente. Não sei se tem a ver, mas minha mãe e minhas irmãs também não tinham leite o suficiente, isso pode ter alguma coisa a ver? Por favor me respondam, me ajudem…

  2. charlene macahdo pesoa Says:

    oiii!!!amigas eu tambem passei por esse tipo de problema,mais depois que eu comecei a comer alimentos mais saudaveis e tomar bastante agua,o meu leite foi ficando cada vez mais forte,e aumentou muito a minha produçao de leite
    e com isso
    a minha filha eduarda cumpre o seu horario de mamda que é de 3 em 3 horas e chega até passar as vezes e e noite dorme muito bem,dou a ultima mamada a meia noite e la só se acorda as setes da manha,entao por isso eu digo tenha confiança em voce ,que vc é cpaz de amamentar seu filho e com carinho pq na hora que a criança for mamar o ambiente tem que estar bem calmo e voce feliz!!!!

Os comentários estão desativados.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: