É possível voltar a amamentar depois de ter introduzido a mamadeira?

Olá,

Necessito do auxílio de vocês! Moro em Goiânia e tive um bebê há 24 dias, a Larissa. No site de vocês diz que toda mãe tem leite suficiente, mas não foi o que aconteceu comigo.

Minha filha começou – com uns quinze dias – a mamar de meia em meia hora, a chorar e na consulta com a pediatra foi constatado que ela estava com baixo peso. Está certo que eu estava bastante estressada – fiz cesárea e estou cuidando dela sozinha, com muito sono e sem conseguir dormir. Aí entrei com a mamadeira. Dou o peito e a mamadeira concomitantemente.

Acontece que estou notando que ela está mamando cada vez mais na mamadeira e ficando mais tempo no peito. Não entendi isso. Meu peito produz bastante leite à noite, mas durante o dia fica quase vazio. Gostaria de saber se é reversível o processo de produção de leite ou se as coisas se encaminham para a mamadeira. Quero amamentar e sinto que a Larissa adora ficar em meu peito. Vocês podem me auxiliar?

T.


Oi T!

Algo bastante semelhante ocorreu comigo… Após o parto, quando vim para casa (sem empregada, visitas em quantidade!, bebê trocando horários, um pouco de depressão pós parto, estresse), não percebi que meu leite baixou de produção. Minha filha Joana (4 meses) engordou só 140 gr no 1º mês…

Bom , meu marido complementava não com a quantidade que a pediatra recomendou , e, só dávamos quando ela chorava muito ou quando eu estava muitíssimo cansada… Aí que foi a doideira, pois ela começou a não aceitar bem o peito – acostumou-se com a facilidade de beber na mamadeira. Mas, conseguimos desmamá-la da mamadeira, usando uma mamadeira com uma colher adaptada na ponta, em que ela bebia o complemento.

Minha filha também chorava bastante, e, hoje, tenho certeza que não era de fome, era também por sentir as minhas angústias, os cansaços, e obviamente, por não receber uma quantidade de leite suficiente para matar suas diversas fomes!!

Fiz: compressas mornas várias vezes ao dia por 15 a 20 min; tomei banhos de sol pelo mesmo tempo, nas duas mamas (tudo o que gera calor, aumenta a produção de leite), ingeri 3 litros de líquidos, utilizei um medicamento homeopático para relaxar; coloquei Joana para mamar em intervalos menores que 2 horas tirava o leite anterior da mamada e deixava ela mamar o leite posterior, rico em gorduras e que leva ao ganho de peso.

Em mais ou menos 15 dias estava com a rotina só de mamar no peito e Joana havia quase que dobrado o seu peso! O estresse, cansaço físico e mental, podem fazer com que a produção diminua! Procure alguém que possa lhe ajudar em casa (cuidando da casa e também um pouco do seu bebê). Observe a postura do bebê ao peito – cabeça de frente para a mama; boca abocanhando uma boa parte da aréola, barriga do bebê de frente para a sua. Tente ir desmamando da mamadeira – pois quanto mais o bebê mamar nela, mais vai querer por ser mais fácil extrair o leite.

À noite realmente a produção de leite aumenta! Durante o dia, como eles mamam mais, a tendência é o peito ficar mesmo mais macio (mas tem leite dentro!)

Bom, espero que tenha lhe respondido, qualquer esclarecimento, escreva-nos novamente!

Um abraço,

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Tags:


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

