Estou com dor e rachaduras nos bicos do peito: o que fazer?

Estou com dor e rachaduras nos bicos do peito: o que fazer?

A princípio, a amamentação deveria ser uma prática tranqüila e bem sucedida. Mas amamentar não é apenas uma ação natural – envolve também o nosso lado emocional e cultural. Como qualquer nova experiência requer muita observação, paciência, e persistência. Às vezes, nos deixa em apuros, com dor, rachadura nos bicos do peito, por exemplo.

Por que estou com tanta dor e das rachaduras nos bicos do peito?
Geralmente, o problema é causado porque o bebê está abocanhando mal a aréola. A posição do bebê em relação ao corpo da mãe pode estar incômoda. A cabeça pode estar virada, forçando a abocanhadura apenas em um dos lados do mamilo.

Como acomodar o bebê para mamar?
Não existe um jeito certo de amamentar. Mas observamos que acomodar mãe e bebê na posição “barriga com barriga” (seja deitada sentada ou de pé) costuma dar super certo, pois a cabeça do bebê fica bem de frente para o peito, sem machucá-lo.

O que eu posso fazer para ficar mais confortável?
O desconforto da mãe ou do bebê costuma prejudicar a amamentação. Quando a mãe está cômoda e relaxada, a amamentação é mais fácil. Vale a pena colocar um apoio para o pé ou um travesseiro nas costas. Ao dar de mamar deitada, coloque também um apoio na cabeça e entre as pernas. Isso ajuda a deixar o ombro solto, evita dor nas costas e faz da amamentação um momento de repouso e prazer.

Meu bebê fica horas no peito, “chupetando”…
Essa prática pode machucar o bico, deixando-o escuro e dolorido. Se o bebê não soltar o bico espontaneamente, podemos ajudá-lo colocando o dedo mindinho entre o canto da boca do neném e o nosso peito.
Dar de mamar não é a solução para todos os desconfortos do bebê. A criança chora por várias razões: fome ou sede, sono ou dor, frio ou até mesmo porque está incomodado pelas tensões dentro de casa.

Bicos de silicone e chupetas podem estar causando problemas?
Sim. O bebê abocanha o peito da mãe como pega os bicos de borracha e silicone: com a boquinha muito fechada.
Devo segurar o peito na hora de oferecê-lo ao bebê? Aquele famoso dedo em tesoura, com “medo de o peito sufocar a criança” atrapalha bastante, pois faz o bebê ter a sensação de que o peito está escapando. Por isso, ele morde o peito com a gengiva, causando muita dor na mãe.
Outras problemas que podem causar dor e desconforto… Uso de produtos sobre o bico durante a gravidez (óleos, cremes, álcool) pode irritar a pele do mamilo e facilitar a rachadura. Além disso, amamentar com o peito muito cheio, quase sem bico ou com o bico esticado e duro, pode machucar a pele. (Veja também as dicas sobre como esvaziar o peito antes de amamentar.)

O que posso fazer para melhorar?
Usar o próprio leite após cada mamada. Deixar que uma gota escorra e passar na parte escura e no bico deixando secar naturalmente.
Manter ao máximo o bico seco. Evitar abafar o mamilo ou deixá-lo úmido por muito tempo.
Pegar alguns minutos de sol por dia nos mamilos. O sol é um cicatrizante natural, que ajuda a manter os mamilos secos e saudáveis. Mas cuidado para não queimar a pele do peito! Corte dois buracos num sutiã velho e exponha apenas os mamilos e aréolas ao sol por alguns minutos todos os dias.


Trocar idéias, participando das reuniões das Amigas do Peito!

About these ads

Tags:

Uma resposta to “Estou com dor e rachaduras nos bicos do peito: o que fazer?”

  1. andreai de jeus silva Says:

    meus seios estão rachados e inflamados, estou com 6 meses de gestação.
    como evitar as fissuras na amamentaçaõ??? como sara-las agora???

Os comentários estão desativados.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: