Meu bebê não engorda mesmo mamando. Como fazê-lo ganhar peso?

Amigas,

Venho mais uma vez pedir ajuda, já agradecida pela primeira oportunidade, quando pude contar com vocês.

Levei minha filha ao pediatra com 16 dias, e tive a desagradável surpresa de que ela não havia recuperado o peso de nascimento (2.730), estava com 2.550, apesar de amamentada em livre demanda. Seus horários são aproximadamente 1 a 2 horas mamando, alternando os seios a cada 30-40min, e dormindo por 2-3h, às vezes 4h. Não mama o tempo todo, fica chupetando o seio do meio para a metade da mamada. Ela evacua após quase toda mamada, e urina bem. As posições que mais uso são a de cavalinho e a tradicional.

O que posso fazer para ajudá-la? Após a mamada ainda há leite, mas não sou do “tipo que jorra”, meus seios nem sequer vazam entre as mamadas, e ao ordenhar só consigo gotas, e nem meio copo de cafezinho. Bebo rigorosamente água antes e durante a mamada, como manda o figurino.

Será que devo pedir ao médico algum estimulante para produção?

Estou indo pesar no pediatra a cada 2 semanas e o ganho de peso que era 20g/dia agora é 16g/dia. Já estou me desesperando pois sempre quis amamentar exclusivamente, e agora o pediatra já mandou complementar.

Costumo deixar a Carol mamar no mesmo peito até 1h ou mais, na esperança de sair o tal leite gordo. Ela não mama em intervalos regulares, mama o dia inteiro, é um pingente de peito! Não me incomodaria com isso se ao menos ela engordasse (está com 3kg com 1mês e meio, ao nascer pesava 2.700g).

Me parece que ela cansa, gasta muita energia ao mamar, sem retorno na quantidade de leite. Bebo água o dia todo. É possível que eu produza pouco? Ou que saia pouco e ela tenha que se esforçar muito?

Ordenhar não dá… só saem gotinhas que escorrem pela pele. É normal que meus seios nunca tenham vazado entre as mamadas? Que nunca saia leite de um seio enquanto o outro é sugado? Que nunca saia leite só de ouvir ela chorar? Ocitocina seria bom no meu caso?

Ver o filho magrinho mesmo mamando tanto corta o coração!

Um abraço!

Obrigada,

F.

F.,

Como você produz bastante leite, mais até do que o bebê consegue mamar, que tal dar apenas um peito de cada vez e retirar um tanto (se conseguir), observar até o leite mudar de “cor” e ficar um pouco mais opaco?

Este segundo leite é mais rico em gordura e se a criança mamar mais deste leite deve engordar rapidamente. Manter livre demanda como você vem fazendo é o que se recomenda e não esquentar a cabeça pois se a mamada está fluindo é que a posição está confortável.

Talvez você deva deixar a sua filha menos tempo no peito, mantendo um peito em cada mamada, retirar leite ANTES de amamentar. Usar como complemento este leite retirado deve ajudar a manter o ganho de peso mais alto. “Bebês broches” não costumam ganhar peso. Chupetam mais que mamam, não estimulam saída do leite posterior, mas sempre mamam o anterior.

Intervalos de pelo menos 45 minutos, mamadas mais curtas (10 a 15 minutos), retirada do leite antes da mamada e menor ansiedade da mãe podem ser fatores de auxílio.

Se seu bebê mantiver o ganho de 20g por dia chega no peso que deve se ganho num mês fácil! Lembrando, claro, que as curvas que são utilizadas muitas vezes são de bebês americanos e de mamadeira.

A melhor curva a ser utilizada é a de um médico de Santos, do Hospital Guilherme Álvaro, Dr. Jaime Muraiovsk (sei que não se escreve assim, mas se fala assim). Ela é baseada em 500 bebês SÓ DE PEITO!

Vamos lá, quem sabe usar um copinho para complementar com seu próprio leite faça o pediatra ficar satisfeito?

Abraços,

Maria Lúcia
Amigas do Peito

About these ads

Tags:

Uma resposta to “Meu bebê não engorda mesmo mamando. Como fazê-lo ganhar peso?”

  1. aurora dos santos Says:

    querida, o meu bebé tem 5 meses e tem apenas 7kg, apesar dos esforços todo que faço, ele não ganha peso. nasceu com 3kg. o meu pediatra pediu-me para fazer uns exames de sangue para ver se ele tem algum problema ou de é o biotipo.
    voces tem alguma solução para mim?

Os comentários estão desativados.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: