O que há com meu peito? Por que o leite não sai?

O que há com meu peito? Por que o leite não sai?
Todas as mulheres têm leite suficiente para amamentar seus filhos! A natureza nos fez muito eficientes… Embora a amamentação tenha uma base biológica (afinal, somos mamíferos), as influências culturais, psicológicas e sociais são muito fortes. As pressões do dia-a-dia são capazes de anular nossa “programação” genética para a produção e liberação de leite.

Como é produzido o leite?
Nosso corpo produz leite a partir de informações e estímulos que são transmitidos por hormônios. Um deles é a prolactina. Como o próprio nome diz, esse é o hormônio que “produz leite”. Ele age diretamente nas células da mama fabricando leite. Para o leite ser liberado, outro hormônio entra em ação: a ocitocina. Não por coincidência, esse é o mesmo hormônio ativado durante o parto e a relação sexual. Sua atividade está relacionada ao amor em suas variadas formas: entre casais, famílias, mães e filhos…

Por que eu estou com dificuldades?
Vários fatores podem interferir com a produção e liberação do leite. Ansiedade, medo, cansaço podem fazer circular em nossa corrente sanguínea uma grande quantidade de adrenalina e outros hormônios que atrapalham a amamentação, bloqueando a liberação de ocitocina. Isso nos dá a sensação de ter pouco leite, de que não vamos conseguir amamentar… Outro problema muito comum é quando o leite que se acumula no peito e não consegue sair. Isso causa dor e desconforto. E ainda por cima, nosso corpo se defende mandando uma mensagem para o cérebro diminuir a produção de leite!

Como liberar a saída do leite?
Uma boa dica é mergulhar os bicos do peito (só os bicos) numa bacia média (ou na banheira do bebê) com um pouco de água morna. A mulher se debruça sobre a bacia, com os bicos do peito mergulhados no calorzinho. Depois é só balançar suavemente as mamas, provocando a saída do leite aos poucos. Isso vai dar um grande alívio, permitindo continua a retirada do leite através da ordenha manual ou da amamentação pelo próprio bebê.

Como voltarei a produzir leite suficiente?
Com o mamilo e a aréola (parte escura ao redor do bico) liberados e macios, a boca do bebê se encaixa direitinho e a amamentação flui. Aí, é só deixar os estímulos produzidos pela boca do bebê mamando acontecerem. Com tempo, o leite passa a ser produzido durante a mamada, sem desconforto.

Onde fica guardado o meu leite?
Como diz a nossa amiga Zilda, não existe uma bolsa de guardar leite dentro da gente. O leite sai do nosso peito quando o bebê mama – que nem as lágrimas saem dos olhos quando choramos…

About these ads

Tags:


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: