Pai pergunta: é possível reverter um medicamento para secar leite?

Olá,

Temos um bebê de 10 dias e estamos tendo problemas com a amamentação. Minha esposa estava sentindo muitas dores, dores insuportáveis, durante a amamentação. Não suportando mais amamentar ela passou a dar NAN 1 de mamadeira. Ela estava produzindo muito leite, seus seios ficavam lotados e ela tinha sempre que desmamar. Após tomar a decisão de parar de amamentar ela tomou o medicamento Dostinex para “secar” os seios. Porém no dia seguinte ela ficou com uma tremenda dor na consciência e se arrependeu de ter parado a amamentação. O fato é que ela resolveu tentar novamente amamentar. O bebê ficou sem amamentar somente um dia. O que devemos fazer para que ela volte a produzir leite como antes, pois no dia seguinte ela já sentiu a diminuição na produção. O medicamento Dostinex tem uma ação irreversível, ou com estímulo ela vai voltar a produzir leite como antes?

Que técnicas devemos utilizar para “driblar” as fortes dores que ela sente durante a amamentação? Seria bom ficar um período somente desmamando e dando de copinho enquanto as mamas melhoram? Eu, pai, posso ajudar no estímulo das mamas sugando?

Desde já agradeço seu apoio.

Um forte abraço do amigo do peito,

A.

Caro A.,

Puxa, vocês devem estar passando por um estresse e tanto… Mas tudo tem solução! Ainda mais se a família está unida e dando tanto apoio à mãe. Com um pouquinho de paciência e dedicação dá para voltar à amamentação sim.

Em relação às suas dúvidas… Quanto mais mamadeira você der, menos leite vai ter. A volta da produção, portanto, requer diminuir as mamadeiras. O peito produz conforme a demanda — quanto mais oferecemos ao bebê, mais produzimos. Além de beber muito líquido, é importante comer alimentos saudáveis e descansar bastante. (Não aconselhamos nenhuma das coisas que você colocou na sua lista…) O principal mesmo é ter auto-confiança e apoio emocional das pessoas à nossa volta. Parece pouco, mas é muito! O nosso estado emocional influencia bastante a rotina da amamentação. Por isso, a base do trabalho das Amigas do Peito são os grupos de ajuda mútua, onde mães, pais e famílias trocam experiências com outras mães e saem mais fortalecidas de que é possível e prazeroso amamentar.

É claro que a produção não volta de um dia para o outro. Demora uns dois ou três dias para adaptação. Conversem bastante também com seu bebê sobre isso, calmamente, com carinho. Procurem dormir com ele, por exemplo. É uma forma de estar junto e descansar ao mesmo tempo. Eles entendem e colaboram, por incrível que possa parecer.

Em relação às dores: seria preciso saber melhor por que o peito está doendo. Se forem mamilos rachados, o mais importante é passar um pouco do próprio leite da mãe e pegar sol em toda a auréola duas a três vezes por dia, por cinco minutos, a qualquer hora. É um remédio mágico, simples e barato. É fundamental manter o bico do peito seco, sem umidade, ao ar livre de preferência, para cicatrizar. Mas é preciso ver se o bebê está com uma boa pega — vejam a foto no nosso site. É preciso que a boquinha esteja bem aberta. Às vezes, o problema acontece porque o peito está muito cheio e difícil de abocanhar. Nesses casos é bom ordenhar antes um pouco.

Se a dor for por mastite leve, é preciso ordenhar sim. Vejam no site as dicas. Se estiver grave, é bom procurar ajuda especializada. Em relação ao remédio: nós não interferimos nessa parte, ok? Mas podemos garantir que mesmo após um mês sem amamentar é possível voltar à amamentação exclusiva. Temos vários casos assim que já passaram pelas nossas reuniões.

É pena que vocês não moram no Rio ou em Niterói para conhecer uma reunião das Amigas do Peito. Pessoalmente, seria mais fácil conversar e trocar experiências com mães e famílias que já passaram por isso que vocês está passando. É um encontro muito legal. Mas quando vierem, venham nos visitar!

Qualquer dúvida, escreva para a gente.

Um forte abraço também,

Karina
Amigas do Peito

About these ads

Tags:

3 Respostas to “Pai pergunta: é possível reverter um medicamento para secar leite?”

  1. alessandra garcia Says:

    desmamei meu filho de um ano e tres meses esta fazendo 4 dias hj ontem fui ao medico meu leite empedrou ele me receitou dostinex e fazer compressas e enfaixar o peito mas quero saber em quanto tempo meus seios ja nao produzem mais leite e quando secam .. pois meu filho se adaptou bem a mamadeira esta tomando leite de vaca eh bem trankilo desde ja agradeço a atençao um abraço alessandra curitiba pr

  2. marta Says:

    gostaria de saber se posso voltar a amamentar e depois de qntas horas de ter tomado o dortinex, quero voltar mas tenho medo das reaçoes que podem dar no bebê

  3. Gabriela Says:

    Existe uma pomada que e OTIMA para passar depois de cada mamada, chamada LANSINOH, voce pode ter certeza que entre 2 dias os seios ja vao estar melhor. Aconteceu comigo… Peguei fungos e meus bicos racharao, a dor era insuportavel, comecei a passar a pomada e depois de 1 semana ja estavam melhores. Aconselho… Abracos e Boa Sorte.

Os comentários estão desativados.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: