Amamentar até um ano pode dar cárie ou tornar o bebê dependente?

Oi Amigas do Peito!!

Estou muito feliz de descobrir esse site! : )

Tenho um filhinho de 9 meses e estou de volta à faculdade e aos compromissos e estou meio confusa com relacao a amamentação. Ele dorme no peito e como o berço fica grudado na cama ele praticamente mama a noite toda!

Pretendo amamentar até 1 ano. Gostaria de saber até quando a amamentação é necessaria? Devo acrescentar outro leite no período que estou fora? Minha pediatra ainda fala da cárie de leite, mas eu e meu irmão mamamos até 2 anos e não tivemos cárie.

Me preocupo também com a questão psicológica. Será que com 1 ano ele nao estará “viciado” no peito e ficará mais difícil para desmamar? Ou será que ele com mais idade irá entender melhor? E a dependência do peito, torna uma pessoa insegura? Como desmamar sem chocar?

Penso que pra mim vai ser difícil, já que ele fica com meus pais e está um grude. O peito se torna uma forma de manter esse laço especial entre nós.

Por favor, mandem-me algum esclarecimento, sugestão… Em breve estarei mais proxima de vocês.

M.

Cara M.,

Que bom que você amamenta! E que bom que pretende manter a amamentação por mais tempo! Sabemos da importância do desmame gradativo a partir do sexto mês de vida, e mantido até dois anos ou mais. Se a criança for amamentada ela não precisa de outro leite a não ser do peito. Aliás, o único animal mamífero que oferece outro leite para os filhotes é o ser humano!!!

Quanto à cárie, leite de peito não dá cárie. O leite de peito contém açúcar especial que não alimenta os estreptococus mutans que são os diabinhos da cárie!!!!

Amiga, o que torna uma pessoa insegura, traz traumas para o desmame, etc., não é o peito, mas a relação ente os pais, principalmente entre a mãe e a criança. Por experiência própria sei que mesmo que se amamente prolongadamente pode-se ter um filho independente e seguro. Pelo menos 2 dos meus cinco filhos mamaram mais de 2 anos sem problemas nem na época nem atualmente e já estão com mais de 18 anos…

Um grande abraço,

Maria Lúcia
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: