Como aumentar a minha produção de leite e evitar o complemento?

Bom dia,

Meu nome é J., tenho uma neném de 2 meses. De uma semana para cá, tenho percebido que meus seios estão ficando secos. Quando espremo sai leite, quando ela mama também sai no outro seio, mas meus seios sempre ficaram cheios e agora estão moles e ela não consegue ter um sono tranqüilo como se estivesse satisfeita. O que faço? A pediatra disse para eu dar Nan 1 (30 ml de complemento) mas não quero fazer isso pois acho que ela vai deixar o peito. O que faço? Me ajudem!

Olá J.!

O que te faz achar que o seu leite não está sustentando sua filha? O fato dela chorar após as mamadas, não dormir tranqüila, os peitos não “jorrarem” mais tanto leite ou os peitos estarem moles?

Como anda seu estado emocional, sua vida, você? Estresse, cansaço físico, emocional alterado podem interferir na produção de leite.

Há também uma fase de estirão do bebê, em que ele, ao mamar, se ressente, porque o organismo já está solicitando uma quantidade maior de leite materno e o seu organismo ainda não se adaptou a essa demanda.

Bom, qualquer que seja o motivo, caso você note verdadeiramente que o leite diminuiu a produção você pode:

– fazer compressas mornas por até 20 minutos várias vezes ao dia – tomar banhos mornos deixando a água cair no peitos – tomar banhos de sol nas duas mamas (de manhã ou no final da tarde) – ingerir pelo menos 2 litros de líquidos por dia – diminuir o espaço das mamadas (se ela mamava de 2 em 2 horas, ofereça de 1 em 1 hora , porque quanto mais o bebê suga o peito, mais leite é produzido).

Caso você necessite oferecer o complemento, que o faça sempre após as mamadas e de preferência com uma colher ou num copinho. Evite ao máximo oferecer na mamadeira.

Minha filha de 4 meses usou um complemento quando tinha 1 mês, porém eu não dava a quantidade indicada pelo pediatra e só dava quando Joana chorava muito desesperada. Uma alternativa que usei e que deu super certo foi: retirar um pouco de leite antes das mamadas, para que ela pudesse mamar o leite mais gorduroso do peito que, além de saciar a fome, ajuda no ganho de peso do bebê!

Caso você more no Rio, venha a uma de nossas reuniões! Visite o nosso site e escolha uma mais próxima de sua casa.

Um abraço!

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: