Como continuar amamentando depois dos 6 meses?

Queridas Amigas,

Meu bebê, que hoje tem 8 meses, mamou exclusivamente no peito até o 6 meses. No entanto, após iniciar o desmame, minha quantidade de leite caiu drasticamente (o peito ficou pequenino…). Sei que quanto maior a sucção do bebê, maior a quantidade de leite produzida, porém aí está o problema: como já não produzo tanto leite, quando ofereço o peito ao baby ele logo mama tudo e se desinteressa, não sugando tanto quanto eu gostaria para voltar a encher o peito.

Desde cedo eu o acostumei a não fazer do peito chupeta, então quando ele acaba de mamar ele já deixa o peito de lado. Para tentar reverter o problema, ainda tenho disposição de retirar todo o leite que sobrou com uma bombinha… Como vocês podem ver, vontade e determinação para continuar amamentando não me faltam…

Gostaria de saber se há alguma outra sugestão para produzir mais leite e continuar o aleitamento por, pelo menos, mais um ano.

Beijos e obrigada,

S.

S.,

Legal saber dessa disposição toda para continuar amamentando seu filhote, e a gente acredita que, enquanto a amamentação é prazerosa para a dupla, que ela deve continuar não só por mais 1 ano, mas por quanto tempo mãe e bebê assim desejarem.

Realmente quando há a introdução de outros alimentos, já estamos partindo para um desmame lento, pois cada alimentação substitue uma mamada. Se seu bebê vai ao peito e mama aquilo que lhe satisfaz, ótimo! Com o passar dos meses, o crescimento do bebê, sua visão do mundo que vai se ampliando, o uso de outros alimentos além do leite materno, fazem com que o interesse de um bebê após 8 meses modifique mesmo!

Ele quer explorar o universo ao seu redor ! E um bebê de 8 meses já percebe que é um ser separado da mãe, mas ainda precisa se assegurar de que quando ela some, não deixou de existir! E esse é o momento de curtir a amamentação quando ele vier ao peito.

Bom, existem algumas alternativas para aumentar essa produção como: banhos de sol nas 2 mamas (de 10 a 15 min pela manhã ou no final da tarde), compressas mornas também pelo mesmo tempo, a ida do bebê mais vezes para mamar, e aumentar bem a ingestão de líquidos; porém observe para que a produção não aumente exageradamente e não tenha a saída esperada por você!

Posso sentir o quanto é triste para você perceber que o leite está diminuindo pela questão fisiológica (como o peito não está sendo muito solicitado, o organismo sabiamente produz aquilo que no momento está sendo retirado), mas procure pensar nos momentos gostosos vividos por vocês até esses 8 meses, incluindo os momentos da amamentação!

Procure pensar que outros momentos também virão… gostosos, intensos e que mudanças ocorrerão sempre, a cada segundo, a cada minuto, não só na vida do seu bebê como também da sua!

Se você morar no Rio, busque frequentar uma de nossas reuniões para trocarmos idéias, afagos, apoios etc… No nosso site você pode ver dias, locais e horários!

Um grande abraço,

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: