Como diminuir o desconforto do bebê quando eu voltar a trabalhar?

Primeiramente eu queria parabenizar o trabalho de vocês. Ele é muito importante nesse momento difícil em que nós mulheres nos encontramos.

A minha duvida é a seguinte: Minha filha de quase 4 meses (12/05/04), já começou com suco e papinha de frutas desde que completou 3 meses. O suco ela aceitou super bem. A papinha de banana também. Mas eu misturei farinha láctea e geléia de mocotó.

Quando comecei com a fruta, eu observei que ela começou a ficar com desconforto intestinal, para isso estou dando luftal de 8/8 horas. E além disso ela passou a evacuar menos vezes na semana.

O que está acontecendo é o seguinte, todo mundo da família está dizendo que ela é muito nova para não evacuar todos os dias. Já entrei em contato com a pediatra dela e esta me informou que isto é normal. Realmente quero saber se isto é normal e se esse desconforto intestinal é pela introdução de outros alimentos em sua alimentação.

Já estou ficando meio em dúvidas sobre isso. É muita pressão em cima de mim e de minha filha. Já conversei com outras pessoas que tem filhos mais velhos que eu e isso aconteceu com eles também.

Outra dúvida também é se depois dos quatro meses a criança fica mais seletiva em relação as pessoas, pois minha filha começou a chorar em colo de outras pessoas que antes não fazia.

Queria saber também se tenho como passar a ansiedade da volta do meu trabalho para minha filha. Ela está estranhando a casa da minha cunhada, onde ela vai ficar quando eu estiver trabalhando. Se isso for verdade, que dicas vocês podem me dar para que eu não passe essa ansiedade para ela.

Obrigada pela atenção de vocês.

C.

Oi C,

Nossa , estamos vivendo algo parecido! Eu também, tenho que voltar a trabalhar e tenho uma filhinha de 3 meses… A médica, iria prescrever suco de frutas, mas, estou tirando leite do peito e guardando na casa da minha mãe, para que, assim que eu volte a trabalhar (outubro), ela continue se alimentando com o meu leite.

Pode ter certeza de que, as nossas ansiedades, tristezas e medos também são sentidos pelos nossos filhotes… e o que tenho feito é conversar com ela dizendo da necessidade de voltar a trabalhar e que muito provavelmente, ela terá que ficar em creche, mas que é um lugar seguro, com amigos…e que o peito continuará com leite só para ela mamar…

Quanto ao fato dela ficar sem evacuar diariamente, Joana também fica dias (o que foi dito pela médica que seria porque está havendo uma boa absorção do leite materno pelo organismo dela). Às vezes, ela evacua num dia de 3 a 4 vezes- eu fico achando que é porque ela ficou esses outros dias sem evacuar, mas a médica disse que não.

Sabe, acho que cada um deve fazer aquilo que achar o mais correto e funcional quanto a introdução de alimentos antes do sexto mês, mas fico pensando: – Nossa!, é muita mudança para o bebê!!! É mãe que volta para o trabalho, é local diferente que ele vai ficar , é alimento nunca “dantes” oferecido para que ele coma, goste e se dê por satisfeito ! É muita exigência para uma criaturinha que está a somente 4 meses fora de um local que passou 9 meses!

Acho que a alternativa de retirarmos o leite, armazena-lo e oferece-lo nas nossas ausências , é mais saudável, mais aconchegante e menos violento para tantas mudanças!

Converse com você mesma, sem se culpar de nada …eu me culpei bastante quando voltei para o trabalho com o meu primeiro filho. Com a Joana, estou apreensiva, mas , me preparando psicologicamente, porque a mudança não é só para eles!

Aqui no Rio, temos várias reuniões do grupo (Tijuca, Niterói, Santa Teresa, Gávea e Botafogo), que tal você aparecer em uma delas? Ou se precisar de um apoio mais de “coração para coração” nos telefone: (21) 2285 7779.

Um grande abraço,

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Tags: ,

Uma resposta to “Como diminuir o desconforto do bebê quando eu voltar a trabalhar?”

  1. eliza Says:

    estou muito triste pois tive que voltar ao trabalho e dexar meu pequeno de 4 meses em casa passei a dar leite nestogeno 1 junto c o leite materno mais ele passa tres dias sem evacuar estou preocupada tive que colocar supositorio nele sera que devo suspender o nestogeno como faço para alimenta-lo?

Os comentários estão desativados.


%d blogueiros gostam disto: