Como faço para tirar o bico de silicone e fazer com que o bebê mame?

Olá!

Estou tendo problemas para amamentar minha filha. Como não fiz exercícios durante a gestação, não tenho bico e quando fui tentar amamentar, tive fissuras e sangramento no mamilo. Estou usando o protetor de silicone, mesmo assim dói quando ela vai mamar. Agora não sangra mais. Já tentei tirar o bico de silicone mas ela não pega o peito porque não consegue. Fazem 2 semanas que minha filha nasceu. Ultimamente ela tem chorado muito e só acalma quando dou de mamar. Fica umas 4 hs assim, as vezes mais. O que eu faço?

Será que ela não tem mamado direito? Estou passando pomada Lancinoh no seio. Como eu faço para ter bico? Também queria tanto tirar o bico de silicone… Estou desesperada, me ajude por favor!!!

Obrigada.

Olá F.!

Apesar de não lhe conhecer, posso afirmar à você, que o seu peito tem bico! Ele até pode não ser um bico grande, mas também posso lhe afirmar que o bico é um auxílio a mais para o leite fluir,caindo bem no fundinho da boca dos nossos bebês. Os bebês não devem mamar nos bicos e sim, na aréola (aquela parte escura redonda no peito).Quando eles mamam no bico, podem aparecer as fissuras (porque o bebê está pegando a mama de forma incorreta).

Ainda bem que durante a gestação, você não “exercitou” os mamilos, porque esses exercícios, além de não adiantarem muito a protrusão dos bicos, pelo fator hormonal, poderiam causar contrações uterinas. O momento de fazer os bicos ficarem um pouco maiores para a amamentação, é exatamente antes das mamadas; de que forma?

Bom aí, vão algumas idéias:

-utilizar um sutiã “velhinho”, onde você possa fazer furos bem no local dos bicos; -antes das mamadas, rodar suavemente os bicos para a esquerda/direita (como se eles fossem botão de rádio); -usar seringa de injeção ou bomba tira leite antes das mamadas (para ajudar os bicos a ficarem protraídos) se usar a seringa ,corte o local da agulha , retire o êmbolo e coloque-o no local cortado, aí é só puxar levemente para fazer com que o bico fique mais eriçado.

Essas idéias ajudam o bico a ficar mais eriçado , facilitando a pega do bebê ao peito. Vale lembrar que, quando o bebê suga o peito, o bico se estica até quase a “campainha” do bebê e lá , ele é massageado contra o céu da boca, para que o leite saia.

Observe a pega do bebê no peito, pois 90% das fissuras surgem, porque o bebê está pegando o peito de forma errada…então observe se o seu filhote está abocanhando uma boa parte da aréola, queixo coladinho no peito, boquinha bem aberta, barriga do bebê de frente para o seu corpo.

Para cicatrizar as fissuras, você tem um poderosíssimo cicatrizante que é o leite materno – após as mamadas, espalhe por toda a aréola e bicos, deixe secar e de preferência deixe-os arejados (pois umidade das pomadas, aréola umedecida e fechada, dificultam a cicatrização), banhos de sol também ajudam bastante! E o que previne mesmo, é a pega correta do bebê no peito!

Para diminuir a dor das fissuras, mude as posições das mamadas (tente dar deitada de lado, com o bebê sentado numa das suas coxas, ou na posição invertida – que é o bebê debaixo do seu braço – meio viradinho de lado).

Evitar: deixar o peito muito cheio (pois dificulta a pega dos bebês pequeninos como o seu) ; usar chupetas, mamadeiras e até mesmo o protetor de silicone, pois influem negativamente no sucesso da amamentação, porque é um fator de confusão de bicos, além de não permitir uma boa pega, fazendo com que o leite não seja retirado adequadamente; mamadas prolongadas devem ser evitadas, porque é fator de manutenção da fissura.

Mesmo com o bico fissurado, se a pega estiver correta não haverá dor durante a mamada. Tente oferecer um peito por mamada e de acordo com o desejo do seu bebê, porém, observe esse tempo de mamada (4 horas no peito é muito tempo!); é muito comum, ocorrer perda de peso de bebês novinhos como o seu , porque eles ficam sugando sem retirar leite (sucção não nutritiva)…aí quando vamos a consulta do pediatra, nota-se a falta de ganho de peso e para introduzir um Nan é um pulo!!! E aí é uma “bola de neve” para o desmame precoce!

Se o seu bebê estiver bem posturado, ele conseguirá mamar de forma eficaz, por menos tempo, saciando a fome orgânica ,de forma prazeiros, saciando também a fome afetiva, psíquica, emocional…. Venha à uma de nossas reuniões! Visite o site e escolha uma perto de sua residência http://www.amigasdopeito.org.br ou nos telefone 2285 7779 !

Bom, o e-mail está longo, mas espero que esteja claro para que tudo possa melhorar aí para você!

Um grande abraço,

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: