Como fazer para minha filhinha de 2 meses ganhar mais peso?

Olá,

Meu nome é G., tenho 33 anos, moro em Curitiba e sou a mãe de primeira viagem. Estou toda enrolada com uma linda menininha chamada Amanda.

Amanda nasceu dia 26/08/04 com 3.100g e 50cm. Ela está hoje com 58 dias. Tenho alguns problemas com a amamentação. No começo, a Amanda se irritava no seio, como se não tivesse saindo leite. Isso sempre acontecia no final da tarde. Muitos falavam que era cólica, mas não acredito que tenha sido, pois ela se acalmava rapidamente.

Ela não engordou muito no primeiro mês – 640gr apenas. A pediatra me passou o Plasil e depois acabei trocando pelo Equilid, que por efeito colateral aumenta a produção de prolactina. Senti o aumento na produção no início, mas parece que ainda não é o suficiente.

Chamei uma enfermeira (SOS Amamentação) esta semana e pesamos a Amanda antes e depois da mamada. A diferença foi de apenas 10gramas. E mesmo que não tenha mamado muito, para não restar dúvidas, foram esgotados os seios com a bomba elétrica da medela. E depois de quase 20 minutos fio retirado apenas 20ml.

O que posso fazer? Bebo bastante água, tomo Equilid 12/12h e não me estresso muito… mas sou ansiosa. Tenho tomado chás e suco de mimosa (tangerina) e aumentei a ingestão de líquidos também. O mais estranho é que a Amanda nunca deu sinal de fome. Ela é calminha e dorme bem, acorda apenas 1x de madrugada para mamar. No inicio era mais preguiçosa e dormia muito e portanto mamava menos… Mas agora tem mamado mais e tenho deixado ela inclusive ficar chupetando. Ela molha as fraldas normalmente…

A única coisa que indica que algo está errado para mim é o baixo ganho de peso e essa agonia que ela tem no peito, esticando o mamilo e chorando. Estou querendo acordá-la, tipo meia-noite, para incluir mais uma mamada no dia.

Devo incluir um complemento nessa mamada do final da tarde?

Bom, é isso… não sei mais o que fazer. Espero receber uma luz.

Beijos,

G.

G., olá!

Posso imaginar ,um pouco, o quanto o seu coração está angustiado com essa situação!

Vale iniciar esse bate papo, lembrando que essa tabela de pesos e medidas, não foi feita para bebês amamentados exclusivamente no peito e que, se o seu bebê está crescendo e engordando, mesmo que ainda fora do esperado, e tem ficado sem chorar, urinando e evacuando bem, que mal há estar 360 gramas abaixo do peso?

Para você ter uma idéia, eu que sou voluntária na Amigas do Peito há 5 anos, tenho uma filha de 4 meses que no primeiro mês só engordou 140 gr.!!! Quase morri de susto, mas estava passando nos primeiros 20 dias da Joana, um estresse físico, emocional, mental muito grande e não me dei conta de que a produção de leite tinha diminuído!

Bom, o que fiz ?Tomei banhos de sol nas duas mamas pela manhã e no final da tarde de 10 a 15 min, fiz compressas de água morna nos dois peitos, também de 10 a 15 min, só que, várias vezes ao dia, aumentei a ingestão de líquidos para 3 litros diários, fiz uso de medicamentos homeopáticos para reduzir o estresse e aumentar a produção do leite.

Quinze dias depois, uma amiga das Amigas do Peito, me lembrou de tirar o leite (+/- 20 ml) antes das mamadas e oferecer o leite posterior da mamada (que é riquíssimo em gorduras, e que além de matar a fome do bebê , faz ele engordar) para Joana mamar, além de colocá-la várias vezes ao dia para mamar (diminuí o intervalo das mamadas durante o dia; à noite deixava ela mamar de acordo com sua vontade).

Conclusão : Joana pulou de 3.100 para quase 4.000 e cresceu bastante! Ainda ontem, comentava com uma mãe, que minha filha também chorava muito ao cair da tarde (não era cocô, nem fralda encharcada de xixi, nem barriga vazia, nem cólicas…) o que era? Não sei ! Assim como vinha o choro, também vinha o sono, e, com 4 meses , ela deixou de ter esse comportamento!

Fico pensando: é muita mudança para um bebê ! (ficou 9 meses aquecido, resguardado, protegido, alimentado por nós e de repente, ele tem que lutar pela própria sobrevivência, óbvio, que em parte, com a nossa ajuda!

Esses medicamentos tanto alopáticos quanto homeopáticos para aumentar a produção de leite, não devem ser tomados ininterruptamente, pois já li em livros que o próprio organismo acaba fazendo um efeito oposto (ao invés de aumentar a produção, diminui).Então tente utilizar as idéias acima para que a produção regularize e coloque sua filha para mamar no peito, várias vezes ao dia.

Sugiro de coração que esqueça essa história de pesar a Amanda diariamente; isso estressa, angustia mais e, como consequência, mexe com o teu emocional, que mexe com a produção de leite!

Para ordenhar a mama, é necessário que você prepare o peito para que o leite possa sair mais facilmente, então massageie o peito com movimentos circulares (uns 20 min) e só depois faça a ordenha (isso serve também para a bomba elétrica). Eu tenho uma e quando fico muito angustiada para tirar leite, mesmo com o peito cheio, eu tiro pouquíssimo…

Então, você tá observando que cabeça é quase tudo?

Quanto ao fato dela ficar chupetando o peito, o ideal é que por enquanto, ela não faça isso, porque a sucção não nutritiva, faz o bebê perder peso.

Espero que essas idéias possam ter sido uma pequenina luz, mas que possa ter ajudado.

Um grande abraço,

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: