Como manter um bom ritmo de amamentação?

Caras amigas do peito,

Meu bebê nasceu na quarta feira passada. O leite desceu na quinta de madrugada e na sexta passei pelo processo de ingurgitamento. Fiz massagens no hospital, recebi algumas dicas, de certa forma controversas e hoje, terça-feira, está tudo parecendo melhor.

Gostaria de saber no entanto se estou procedendo de maneira correta para de fato favorecer a amamentação:

1. Meu bebê mama ainda de forma irregular; estou dando um peito até o máximo de 20 minutos e quando ele quer mais troco para o outro; devo trocar de peito antes de completar esse ciclo de até 20 minutos? 2. Quando acaba do dar de mamar, o peito que não foi dado ou que ficou ainda um pouco empedrado, eu massageio com as mãos e vou retirando o leite numa toalha para favorecer a próxima mamada; isso está correto? 3. No banho, deixo cair água quente para favorecer a liberação do leite enquanto massageio caso esteja com o empredramento; procede? 4. Estou passando uma pomada que me deram no hospital (Lancilon), de lanolina pura para favorecer o não ressecamento; 5. Creio que agora a situação está se normalizando; devo continuar com os procedimentos acima como prevenção?

Desde já agradeço muito o apoio e o trabalho de vocês.

A.

Oi A.,

Parabéns pelo bebê ( É menino ou menina? É seu primeiro bebê?) Bom, vamos tentar responder, por partes como você mesmo perguntou…

1- Cada bebê tem um ritmo diferente de mamada (de tempo e de duração). Eu tenho um filho de 9 anos (Mateus) que mamava de 2 em 2 horas – de noite e de dia – e tenho uma menina (Joana) de 1 mês que mama de 4 em 4 horas desde que nasceu… Então, esquece a história de “padronizar” tempo e horário de mamada…O ideal é que o intervalo não ultrapasse de 4 horas e que a cada mamada seja oferecida uma mama (para garantir que bebê beba todo o leite do peito, inclusive o leite posterior rico em gorduras). Observe que a mama antes da mamada está bem cheia e após um tempo, fica bem macia… Mesmo que você troque fraldas, ponha o bebê para arrotar, volte para o peito que estava sendo dado… Se você “cronometra” 20 min. em um peito e 20 min. no outro peito, ele pode estar mamando somente o leite do início da mamada que também é rico em proteínas, vitaminas,… mas, como o bebê não mama seguidamente 20 min. (sem parar), ele pode não ordenhar o leite com gordura.

2- Se um dos peito ficou muito cheio ou está empedrado você pode fazer massagens circulares nele todo por uns 15 min e depois ordenhá-lo e fazer compressas geladas para evitar a produção do leite em excesso. O gelo diminui a produção do leite e o calor (sol, água quente) aumenta a produção.

3- Quanto a pomada de lanolina, sinta-se à vontade, porém, é desnecessário o uso no peito de quaisquer cremes, pomadas, loções. O nosso peito, se você observar em toda a aréola, tem umas elevações. Pois bem, elas mesmas liberam uma oleosidade para hidratar aréola e mamilos.

E quanto ao fato de prevenção da amamentação, podemos dizer que a amamentação é igual a lei da oferta e procura…quanto mais o nosso bebê mama, mais leite o peito produz!

Bom, esperamos que você não repare na demora da resposta, mas é que somos voluntárias, que ajudam dentro da nossa disponibilidade de tempo…

Se você for do Rio, procure ir à uma de nossas reuniões, que servem para apoiar e tirar os “grilos”, as dúvidas que muitas vezes sentimos enquanto estamos amamentando!

Um grande abraço,

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: