Estou grávida. Como me preparar para amamentar?

A equipe médica influencia a amamentação?
Sim! Nas nossas reuniões dos Grupos, temos observado que é muito importante pensarmos sobre a amamentação já na fase pré-natal. Devemos conversar com a equipe de saúde, buscar orientações sobre os tipos de parto, sobre o uso de medicamentos anestésicos etc.

É importante se informar se o pediatra ou o hospital escolhido são favoráveis à amamentação. Muitas vezes, estamos sendo acompanhados por profissionais que desconhecem o assunto ou simplesmente não apóiam a amamentação. Principalmente nos primeiros dias do pós-parto, é bom que a mãe receba estímulo e orientações seguras sobre a amamentação.

A maternidade e o alojamento conjunto afetam a amamentação?
Sim. Uma boa dica é visitar a maternidade que escolhemos para ter o nosso filho antes do parto. Devemos procurar saber se há alojamento conjunto, ou seja, se o nosso bebê poderá ficar conosco desde a saída da sala do parto até a alta hospitalar. Pode parecer cansativo, mas a amamentação vai se solidificando nesses primeiros dias. Quanto mais oferecermos o peito, mais leite produziremos!

O parto influencia na amamentação?
Independentemente do tipo de parto, todas estamos aptas a amamentar! Em partos cesáreos, a descida do leite pode ser retardada em função do estresse cirúrgico e do uso de medicamentos. Quanto menos interferências da equipe médica, melhor.

Como é o “primeiro leite” ou colostro?
Geralmente o que sai nas primeiras horas e dias após o parto é o colostro. O colostro é a primeira vacina que nosso filho recebe, pois possui anticorpos que protegem nosso filho de infecções.

Quando oferecer a primeira mamada?
Dar de mamar ainda na sala de parto só traz vantagens para nós e para o bebê. O útero se contrai, reduzindo o sangramento pós-parto e ajudando na descida do colostro (“primeiro leite”) Essa primeira mamada protege, aconchega e acalma o bebê. É aquele momento em que dizemos para o neném: “seja bem vindo!”, oferecendo ao mesmo tempo amor, alimento e carinho.

Grávidas podem participar das reuniões das Amigas do Peito?
Gestantes, seus companheiros e familiares são nossos convidados especiais para as reuniões de grupo! Nós, Amigas do Peito, acreditamos que o preparo para a amamentação deve se iniciar na gravidez. Nessa fase, mães, pais, familiares podem e devem buscar grupos de apoio que incentivem a amamentação!

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: