Estou grávida e gostaria de saber quanto tempo deve durar uma mamada?

Amigas do Peito,

Estou no 8º mês de gravidez e no curso pré-natal que fiz me informaram que hoje você não deve mais alternar o peito na mesma mamada (20 min. em cada peito como se fazia). Seria melhor dar o mesmo peito por 40 min., pois assim o bebê teria acesso ao leite “gordo”.

Após esses 40 min. você tiraria leite do outro peito com a bomba. Alternaria somente entre uma mamada e outra.

Acontece que meu pediatra disse que não deve ser assim… Gostaria de saber o que vocês pensam sobre isso, por favor…

Obrigada,

R.

Oi R,

Parabéns pelo bebê!

Bem, nós nas Amigas do Peito nunca vamos te dizer: faça isso, faça aquilo! Acreditamos que cada mãe, cada bebê, cada família são únicos e devem encontrar o seu ritmo, a sua mamada. Na verdade, a gente vai descobrindo que existem muitas mamadas diferentes ao longo do dia, da noite, do nosso humor, da idade do bebê, do tempo que está fazendo lá fora… Essa idéia de que vamos dar de mamar de um só jeito acaba criando uma falsa expectativa de que é possível “controlar” o peito, o bebê e a gente mesma. A prática, porém, é bem mais caótica e divertida, principalmente se tivermos bom humor para aproveitar a bagunça e a magia (!) que a chegada do bebê traz para as nossas vidas.

Em relação à sua pergunta específica: as duas coisas estão certas! Por um lado, é bom alternar os peitos e estimular por igual a produção. Por outro, às vezes também é bom deixar o bebê mamar apenas em um se ele se mostrar saciado só nesse peito. Outras situações só devem ser pensadas caso haja alguma dificuldade. Em princípio, se você estiver confiante e tiver bastante apoio à sua volta, não há porque antecipar problemas.

Lembro que também fiquei bem ansiosa com isso nos primeiros dias do meu filho (hoje com 3 anos e meio, que mamou até os 2 anos). Mas depois fui aprendendo o jeito dele e deixando rolar… Quando um peito só satisfazia, pronto. Quando um peito só não satisfazia, eu dava o outro. Para equilibrar, basta começar a mamada seguinte oferecendo o peito que não foi mamado (ou o que foi mamado por último caso você tenha dado os dois).

Por isso, não dá para saber como vai ser o SEU bebê antes dele nascer. Tem crianças que são rapidinhas (5 minutos é suficiente!). Tem crianças que gostam de ficar HORAS no peito (e para essas a gente tem que ir dando uns limites, porque senão ficamos exaustas).

No mais, curta bastante esse final de gravidez, coma coisas leves, bebe muito líquido. Quando o bebê nascer, procure continuar nesse ritmo: várias refeições leves por dia, muitas frutas, muito, muito, muito líquido (água, sucos de frutas, tudo que você gostar) e dormir o máximo possível — aproveite para colocar uma boa cortina e escurecer o quarto se você tiver dificuldade de dormir de dia, pois é fundamental a mãe descansar para amamentar.

Peça ajuda para as tarefas da casa, mas pode ficar o quanto quiser com seu bebê no colo. Não acredite em ninguém que te disser que colo vicia! quanto mais contato físico, mais segura a criança e você ficam.

Bom parto! Um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Estou grávida e gostaria de saber quanto tempo deve durar uma mamada?”

  1. Anne da silva de Jesus Says:

    Ola amigas eu gostaria de saber como nós devemos contar o tempo de gestação que eu estou uns dizem que 12 semanas é 3 meses então 16 semana é 4 meses 20semana é 5 meses 24 semana é 6 meses mas dizem que 26 semana é 6 meses eu estou muito confusa gostaria de saber como eu devo contar o meu tempo de gravidez ´pois o meu tempo de gestação não esta batendo com a minha ultima mestruação

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: