Existe alguma idade certa para parar de amamentar?

Amigas,

Não há sensação melhor, não há sentimento maior…amamentar é indescritível.

Infelizmente nosso país, embora tenha suas “bases” indígenas, não tem tradição em incentivar a amamentação. Hoje meu filho ainda não tem nem nove meses e estou sendo pressionada por todos que me cercam:”…ele AINDA mama?”,”…tu vais amamentar até quando hein, menina?”, “…quem vai sofrer é ele depois com essa dependência…”. Esses são os comentários mais sutis que escuto por ter decidido amamentar meu filho até quando ele tiver vontade…pode?

Gostaria de saber se existe uma idade limite baseado em pesquisas, em experiências, sei lá…Estou tão confusa…eu penso que nós já somos privados de tantas coisas na vida adulta e amamentar é algo que sei que traz felicidade para meu filho, então porque não posso amamentar até quando ele queira?

Adorei o flog!!! VOCÊS ESTÃO REALMENTE DE PARABÉNS!!!

Certa de que serei atendida, já agradeço!
Oi L.,

Minha experiência no dia-a-dia com a amamentação é muito parecida com a sua… E acredito que é igual à da maioria das mulheres. Primeiro sofremos pressão para casar, depois para engravidar, depois para amamentar, depois para parar de uma hora para outra e depois ainda vem a pressão para ter o segundo filho logo de novo!

Pessoalmente, acho que temos que olhar essas pessoas com uma certa compaixão, percebendo que elas provavelmente não estão realmente emitindo opiniões e pontos de vista, mas meros clichês e bobagens, falando no piloto automático dessa vida supostamente moderna.

Em relação ao tempo de amamentação, as Amigas do Peito estão aqui para apoiar e trocar experiências. Jamais aconselhamos alguém com frases do tipo: faça isso, faça aquilo… Cada família, cada dupla de mãe e filho tem o seu ritmo, os seus limites, os seus desejos e receios. Eu, pessoalmente, amamentei meu filho só no peito por quase seis meses, depois comecei um desmame bem lento e gradual que terminou quando ele completou dois anos e três dias. Foi a nossa experiência. Acabei seguindo mais ou menos o que recomenda a Organização Mundial de Saúde (6 meses de aleitamento exclusivo e complementado até 2 anos ou mais). Mas isso não é uma regra, nem vale para todas as pessoas. Cada nova mãe ou família que chega ao grupo conta uma história um pouquinho diferente e acreditamos que é importante respeitar essas diferenças.

Converse consigo mesma, com seu corpo, com sua família e principalmente com seu filhote. Vá testando aos poucos o que dá certo para vocês… Pelo jeito de escrever, parece que você não mora no Rio. Se quiser, nos envie o local que podemos sugerir um grupo de apoio na sua cidade. É muito bacana encontrar pessoas que estão passando pela mesma coisa que a gente.

Se puder, depois dê um retorno de como ficaram as coisas. Qualquer dúvida, escreva ou ligue para a gente. Um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: