Meu bebê ainda não recuperou o peso de nascimento. O que eu faço?

Olá,

Meu bebê nasceu no dia 18 de setembro de 2003, às 19h38min, pesando 4,230KG e medindo 51cm. Ele saiu da maternidade com 3,830Kg, no dia 20 de setembro de 2003. Dia 24 de setembro, na ida ao pediatar ele estava com 3,600 Kg. Tenho muito leite e ele mama durante muito tempo (dorme, mama,dorme,mama) e não esvazia meus seios. No dia 26/09, ele estava com 3,700 Kg e no dia 29/09. Ele está voltando a ganhar peso normal ou teria que ser mais rápido? Como faço para que ele esvazie meus seios? Desde já agradeço o precisoso apoio deste grupo.

D.

Olá D.,

Parabéns pela chegada do seu bebê…

Bem, vamos relembrar algo importante, que às vezes é esquecido de ser dito a nós, mães. Primeiro que essa perda de pesoé muito comum em bebês recém-nascidos e que essa tabela de peso e medida usada internacionalmente não é feita para bebês amamentados somente no peito… Portanto, se seu bebê está crescendo, mama e fica bem, mesmo sem esvaziar seus peitos, tudo está caminhando!

O nosso corpo, de início produzirá mais leite do que o nosso filho consegue beber…depois, o proprio organismo vai produzindo de acordo com a saída do leite (oferta e procura, lembra?) Se você der o peito muitas vezes, produzirá muito, se der pouco, produzirá menos!

Hoje, o seu bebê está com 13 dias de nascido e cumprindo o papel que lhe cabe com essa idade: mamar, dormir, fazer xixi, cocô e nos encantar!

Imagino como você esta se sentindo com essa história de ganho de peso. Pra te tranquilizar, que tal oferecer o peito mais vezes ao bebê? E tente não criar tempo e nem intervalos de mamada… Deixe ele mamar num peito, se ele largar, põe pra arrotar, muda a fralda e ofereça novamente o mesmo peito, caso ele não mame, na próxima mamada, ofereça o outro peito (isso garantirá que ele estará mamando o leite final da mamada – rico em gorduras – que auxiliará no ganho de peso esperado!)

Procure observar também o posicionamento do seu bebê ao peito – ele deve estar com a barriga colada na sua barriga, a boquinha bem aberta – lábio inferior fica virado pra fora, queixo encostando no peito e ele abocanhando boa parte da aréola – parte escura do peito – isso garante que ele estará fazendo uma boa pega, retirando bem o leite e saciando sua fome!)

Caso os peitos fiquem muitos cheios, mesmo depois das mamadas, você deve retirar esse leite, ok? Mas, acredito que aumentando o número de vezes das mamadas, logo logo, ele estará no peso ideal e suas mamas produzindo aquilo que ele necessita (nem mais, nem menos) e depois é só correr pro abraço!

Um abraço pra você!
Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: