Meu bebê está irritado. Será que é fome? O que eu faço?

Meu bebê está irritado. O que eu posso fazer?
Nossa relação com o bebê recém-nascido não nasce pronta… Tanto a mãe quanto o neném precisam se adaptar à nova realidade. Observamos nos Grupos que mães, filhos e toda a família passam por um processo de aprendizado muito grande. Aos poucos, vão aprendendo a se conhecer melhor e até a identificar as causas do choro e da irritação.

Por que o bebê chora?
Cada criança é única e chora por várias razões. As causas mais freqüentes são: fome, sede, sono, dor e irritação, às vezes causada por alguma tensão dentro de casa.

Como superar essa fase?
Apoio e paciência, de todos para todos, é fundamental.

Lembrando que toda mãe tem leite em quantidade e qualidade suficiente para o seu filho, e que cada criança tem características e ritmos específicos. Por isso não se impressione com o tempo que seu bebê mama. Pouco ou muito…, o importante é que ele mame o seu leite!

Ficando o maior tempo possível em contato físico com o bebê. Uma tipóia de pano, como as kepinas usadas por inúmeros povos tradicionais é uma forma bonita e prazerosa de ter o bebê sempre junto ao nosso corpo.

A alimentação da mãe pode causar desconforto ao bebê?
Sabemos que uma alimentação saudável, equilibrada e natural é boa para qualquer pessoa. Aprendemos que o bom senso é a melhor medida, sem excessos. Grandes quantidades de leite, álcool e substâncias excitantes (como cafeína) não são recomendáveis. Mas não custa lembrar que até mães subnutridas podem amamentar seus filhos.

Na nossa experiência de grupo, observamos que às vezes um alimento ingerido pela mãe pode causar reação no bebê. Por isso, sugerimos que as mães observem sua alimentação e o comportamento do bebê, pois um alimento não causa a mesma reação em todos os bebês.

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: