Meu peito está murcho. Como faço para aumentar a produção de leite?

Olá,

Meu bebê está com 3 meses e mama bastante. A quantidade vinha sendo muita também e eu vinha até doando. Há alguns dias tenho sentido meu peito murcho, não enche ou espirra como antes. Embora meu neném não tenha reclamado ainda estou muito preocupada já que quero continuar com a amamentação exclusiva.

Um abraço e parabéns pelo trabalho de vocês.


Querida amiga,

Parabéns pela sua opção de amamentação.

Sua preocupação é normal e freqüente, mas não há, por enquanto, nenhuma razão para ficar inquieta. Sua intuição de mãe e seu bom senso já encontraram uma resposta, quando diz que na verdade o bebê está bem e não reclama. É isso mesmo: a amamentação, assim como a oferta de alimentos mais tarde é uma relação, e isso significa que , estando em comunicação com alguém (neste caso a criança), devemos perceber os sinais que vem do outro antes de tomar atitudes. E muitas vezes, esta intuição materna é exatamente a capacidade de observar e de encontrar respostas.

O leite vai mudando, sua composição vai mudando, as fezes da criança e a freqüência delas vão mudando, o ritmo do sono também, enfim, a vida do bebê está sempre em movimento. tudo é fase e tudo muda. Pode ser que mudou a freqüência das mamadas ou a produção se estabilizou num ritmo e numa quantidade certa para seu bebê. O peito é realmente murcho ou você está somente comparando com o de antes?

É importante saber que quanto mais o bebê mama, mais leite vai ser produzido; que o leite não acaba e sempre pode se estimular novamente sua produção; que você pode (se quiser) amamentar exclusivamente no peito, ou seja sem dar nada a mais, até os 6 meses; que a introdução de outro leite diminui a produção do seu.

Se o bebê mama, dorme, está feliz, se desenvolve normalmente, não há de que se preocupar. Conte com a gente e se precisar volte a escrever. Talvez você gostaria de participar de um dos nossos grupos mensais que acontecem em diferentes bairros (Tijuca, Santa Teresa, Botafogo, Gávea) ou na cidade de Niterói. Na sede ou no site encontrará mais informações.

Um grande abraço,

Anna
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: