Meu primeiro filho ainda mama, mas estou grávida de um mês e o pediatra quer que eu o desmame…

Meu filho tem um ano e sete meses é fascinado pelo “mamá da mamãe”, tenho muito leite, mas estou grávida de um mês e o médico quer que eu o desmame, posso continuar ou devo parar, gostaria de ter dicas nas duas hipóteses.

Obrigada,

N.

Cara N.,

Vamos por partes, certo? Qual o motivo de desmamar durante a gravidez apresentado pelo seu médico? Há algum sangramento? O que sabemos é que há pessoas que precisam ter espaços para cada vivência e não se sentem bem amamentando e gestando ao mesmo tempo. Há mulheres que tendem a abortar nos primeiros dias (até cerca de um mês) quando ficam grávidas e estão amamentando, visto que produzem oxitocina que provocam contrações uterinas. Daí que alguns profissionais de saúde generalizam e fazem do desmame regra para todas as mulheres.

Como experiência: eu mesma amamentei por uns três meses minha terceira filha durante a gravidez do quarto, e até o final da gravidez da quinta, o quarto filho, sem problema algum. Não me senti fraca, nem dividida (não mais que poderia com quatro crianças pequenas). Não percebi alterações de comportamento nas crianças nem disputa além das comuns e dos ciúmes encontrados em todas as família com bebê novo. Também posso dizer que tenho amigas que vivênciaram amamentação mais prolongadas ainda no sentido de continuarem amamentando dois filhos de idades diferentes, e sem problemas. Mas também conheço mães que não se sentiram confortáveis e acabaram desmamando e optando por recomeçar depois do parto. Cada pessoa tem um limite e uma percepção do que é melhor para ela naquele momento.

Seria interessante saber a causa da recomendação do seu médico e se houver problema real se há como contorná-lo. Quem sabe participar das reuniões de bairro não possa ser um apoio para você resolver este impasse? Na nossa página você encontra os locais de reunião.

Abraços,

Maria lúcia
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: