Minha filha já tomava mamadeira com 15 dias. Como voltar para o peito?

Olá,

Minha filha está com 1 mês. Por volta de 15 dias de vida, o pediatra recomendou complemento pois ela sentia muita fome e queria mamar toda hora. Ele disse que o meu leite não era o suficiente para alimentá-la. Só que agora ela começa a mamar no peito e logo depois começa a chorar muito, brigando com o peito, e acabo dando mamadeira, pois depois que ela começa a brigar com o peito, ela não pega mais…

O que devo fazer para ela não largar de vez o peito, e sim largar a mamadeira?

Não quero parar de amamentar…

Obrigada


Oi A.!

Vou começar fazendo uma pergunta para ser feita ao pediatra: Por que o leite até os 15 dias conseguiu sustentar o seu bebê e depois não? Como ele concluiu que o leite era insuficiente? Em que se baseou? No choro do bebê? Mas bebê não chora só de fome!

Chora porque tem frio, calor, dor, porque quer colo, porque tem sono, porque pode estar fazendo uma pega incorreta no peito e não retirando com isso um leite mais gorduroso responsável por saciar a sua fome, porque o peito está com baixa produtividade de leite (não que seja insuficiente)… E para tudo isso há várias soluções!

Meu filho mais velho, Mateus, passou por esse problema: mamava por quase 1 hora e quando o colocava no berço, ele gritava e assim ficávamos o dia e a noite inteira! Até que um dia, resolvi dar o peito deitada de lado e ele mamou todinho! Eureka!

Descobri meio que sem querer que ele não estava bem posicionado no peito e como era muito novinho, mamava e dormia (dormia e dormia!!!) Passei quase 1 mês dando o peito deitada para que ele mamasse e não chorasse e, foi o que ocorreu: tudo se normalizou e ficou tudo bem !

Então fique atenta à pega da boca do seu bebê no peito (o rosto de frente para o peito, a boca pegando uma boa parte da aréola – não só o bico, o corpo totalmente de frente para o seu).

Se você observou que o peito estava com pouca produção de leite deve então pegar sol nas mamas, fazer compressas mornas- de 15 a 20 min. – várias vezes ao dia, fará com que a produção se regularize mais), além de colocar seu bebê para mamar mais vezes.

É natural que o bebê aceite mais a mamadeira, porque a forma de beber o leite, não dá trabalho nenhum…no peito , já é um grande exercício fácil e muscular que ele faz, então, se estão dando para ele, duas opções, ele escolherá a mais fácil!

Passe a oferecer o complemento num copinho , colher…de outra forma sem ser na mamadeira, porque cada vez mais, ele relutará no peito. Inverta as posições para mamar (dê deitada, com a bebê sentada…).

Converse com seu bebê de forma positiva! Diga à ele que seu peito tem um leite mais gostoso, mais saudável e que você quer muito amamentá-lo!

Como ele ainda está novinho, você tem uma grande chance de reverter esse quadro com perseverança, força de vontade e “ouvidos de mercador” (porque pode ouvir, que não conseguirá e que é besteira agora amamentá-lo).

Conte conosco para te apoiar e ajudar no que for necessário , que dentro das nossas possibilidades, estaremos contigo!

Vá a uma de nossas reuniões, que eu tenho certeza que irá te ajudar mais do que esse e-mail. Caso você não more no Rio, nos telefone!

Um grande abraço,

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: