Minha filha teve icterícia e perda de peso. Posso complementar com meu próprio leite?

Gostaria de sua opinião para o que vem ocorrendo comigo… Sou mãe de primeira viagem desde o dia 02 de março, (parto cesaria depois de tentar induzir o parto normal sem sucesso – não tive dilatação). No periodo da maternidade amamentei normalmente, oferecia o peito, pelo menos de três em três horas conforme instruções da própria maternidade Santa Joana – SP. E oferecia o peito até ela largar.

No dia da minha alta (05/03), meu seios já estavam produzindo o leite ao invés do colostro. Ficaram muito cheios. Continuei amamentado minha filha em três e três horas, trinta minutos cada seio pelo menos.

Como minha filha apresentou icterícia, a Maternidade avisou que eu deveria encaminhá-la ao pediatra o mais rápido possível.

No dia 08/03, foi a pediatra. Foi constado que minha filha tinha perdido 100 grs do dia da saida da maternidade. Ela nasceu com 3,320 kgs, saiu da maternidade com 3.020, e na visita ao pediatra estava com 2.945 kgs. Segundo, a pediatra não estou produzindo a quantidade de leite suficiente para alimentar a bebe. Foi recomendado que fosse feita a complementação alimentar de 30 ml, com leite Nan 1. E que o intervalo da manada em cada seio fosse de 30 minutos para 15 minutos.

Realmente não fiquei satisfeita com o proposto, fiquei um pouco transtornada, mas como minha filha realmente estava perdendo peso, coloquei em prática a complementação de leite que ofereço na colher.

Ontem, comprei uma bomba tira leite para estimular a minha produção. Venho tirando leite após cada mamada e a quantidade que retiro em dez minutos em cada seio é justamente de 30 ml que deste ontem venho oferecendo como complemento.

Gostaria de sua opinião sobre o meu caso.

Obrigada, C

Cara C.,

Bravo! Para quem é marinheira de primeira viagem você teve a melhor das idéias!!! É isto mesmo e pode oferecer de copo. E… você produz mais leite do que sua filhota pode dar conta e é este o motivo do não ganho de peso dela: o leite que sai primeiro é mais rico em proteínas e sais minerais e açúcar, e o que sai depois vem com mais gordura… daí, que retirar de cada mama um tanto e oferecer esta mama e uma de cada vez sem horário marcado, pois a digestão do leite humano se dá em cerca de 45 minutos, é um a dica preciosa! Claro que você pode, por segurança e para que a criança ganhe peso mais rapidamente complementar com o leite ordenhado na colher ou no copinho (mais fácil, eu acho).

Bravo, bravo, bravo, amei sua iniciativa espertíssima, nada de leite de vaca! E… amiga, um bebê de dias mama 30 ml se estiver fora do peito e em horário com intervalo grande (3 ou 4 h) pois no peito mesmo mama no máximo 20.

Abraços,
Maria Lúcia
Amigas do Peito.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: