Minha produção de leite vive diminuindo e aumentando. Como regularizá-la?

Caras amigas,

Meu bebê está com dois meses e tem sido amamentado exclusivamente no seio. Ele está ganhando peso acima da média, mas tenho passado por uma situação que me deixa muito angustiada. Aproximadamente uma vez por semana (ou de cinco em cinco dias), minha produção de leite cai bastante. Nesse dias, ele fica irritado e, aparentemente, com fome.

Deixo ele mamar à vontade, e ele suga muito e por muito tempo. Ás vezes tomo água inglesa. Um ou dois dias depois, a produção aumenta (também drasticamente). Fico com os seios muito cheios e doloridos. E aí começa tudo de novo.

Não tenho idéia do que está acontecendo. O que posso fazer para que minha produção se torne mais regular.

Obrigada.

J.


Oi J.,

Olha, vou começar te dizendo aquelas palavrinhas que mais precisamos nessas horas: fique tranquila — é normal — vai passar!

O corpo da gente não é uma máquina automática. Ele é cheio de emoções, cansaços, desafios, energia. Às vezes precisa de descanso, às vezes precisa de atividade. Com a amamentação é a mesma coisa. Provavelmente, o que está acontecendo é que a produção está começando a se adaptar à demanda do bebê. Daqui para a frente, o peito vai encher cada vez menos e produzir leite principalmente durante a mamada. E é ótimo que seja assim! É que nem as lágrimas quando choramos… Elas não ficam “armazenadas” numa bolsa embaixo dos olhos, né? Elas surgem quando surge a emoção — e às vezes vêm em grande quantidade, às vezes vêm só em gotinhas… tudo na medida do nosso sentimento. O peito é assim: é mágico, vai se adaptando ao bebê dia-a-dia.

Com a amamentação, é assim também. Talvez você também esteja se sentindo cansada no final da semana, por exemplo. Procure observar quando essa sensação de esvaziamento acontece. É mais no final da tarde, é mais nos finais de semana, é mais quando você está agitada? Tudo isso é normal e acontece com todas nós mulheres que amamamentamos. Procure pedir ajuda nessas horas, não se cobre tanto. No mais, é descansar o máximo possível, beber muito líquido (qualquer tipo, de preferência, sem cafeína) e se alimentar bem. Nessas horas de exaustão ou ansiedade, eu gostava muito de dormir com o meu filhinho em cima de mim ou mesmo dando de mamar deitada de lado na cama com ele. Foi um jeito que eu encontrei para descansar e me se sentir segura ao mesmo tempo. Mas cada uma de nós tem que encontrar o seu próprio jeito…

No caso dos peitos ficarem muito cheios, veja as técnicas de ordenha no nosso site. Mas tome cuidado porque quanto mais você ordenhar, mais vai produzir. Por isso, ordenhe apenas caso estejam doloridos mesmo e depois coloque um toalha fria para dar um alívio. Você pode guardar esse leite para dar nos dias em que sentir a produção mais difícil Ou, se preferir, retire só um pouquinho de leite durante um banho morno, sem preocupação de guardar.

Qualquer dúvida escreva para a gente de novo. Desculpe um certo atraso em te responder — é que somos todas voluntárias e as mensagens acabaram se acumulando esses dias.

Um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: