O que faço para estimular o bebê de 34 dias a mamar mais?

Boa tarde,

Estava navegando na Internet e procurando informações sobre amamentação e descobri vocês. Tenho um bebê de 34 dias que de uns dias para cá vem mamando cada vez menos, 10 minutos, 8 minutos. Às vezes, ela mama esse tempo e dorme, não acordando de forma alguma e o mais comum é ela mamar esse tempo e depois ficar super irritada, não querendo mais pegar o peito. Isso ocorre principalmente do final da tarde para a madrugada, quando a situação é quase insuportável.

Ontem num momento de desespero acabei dando 30 ml de Nan, apesar de não querer de jeito nenhum entrar com a mamadeira. Às vezes penso que o meu leite está acabando, porque aperto o seio e não sai nada.

Estou desesperada, me sentindo uma mãe incompleta. Moro em São Paulo, por isso não posso participar das reuniões. Se vocês puderem me orientar de alguma forma, eu agradeço muito.

Obrigada,

P.

Oi P.,

Puxa, você deve estar passando por um estresse e tanto… Mas tudo tem solução! Com um pouquinho de paciência e dedicação, posso te garantir que essa fase vai passar. TODAS NÓS passamos por isso — esse horário é o horário universal do estresse dos bebês e dos adultos também…

Para ajudar melhor, seria importante saber mais sobre a situação de vocês, se tem família ajudando, se tem algum outro fator atrapalhando… Às vezes temos que saber pedir ajuda, mesmo daquelas pessoas que aparentemente não são tão próximas. Mas é melhor isso do que chegar ao limite do cansaço e do desespero — ninguém merece ficar sem dormir dias seguidos! Como toda mãe, sei bem o que é isso e sei também que pode nos levar a sentimentos muito ruins.

Não existe uma fórmula, mas podemos sugerir algumas coisas. Em primeiro lugar, não tem problema nenhum um bebê mamar só 8 ou 10 minutos!! Em cinco minutos, está provado que eles mamam o suficiente para se alimentar muito bem. Alguns mamam mais pelo próprio prazer de mamar, mas muitos são assim rapidinhos como o seu. É normal!

Em segundo lugar, fique atenta porque quanto mais mamadeira você der, menos leite vai ter. O peito produz conforme a demanda — quanto mais oferecemos ao bebê, mais produzimos. Por isso, se você quiser descansar sabendo que ele vai comer alguma coisa, talvez seja melhor ordenhar o seu próprio leite e dar de canequinha, colher ou seringa (sem agulha, claro!). Veja no site as dicas.

Além de beber muito líquido, é importante comer alimentos saudáveis e descansar bastante. Mas o principal mesmo é ter auto-confiança e apoio emocional das pessoas à nossa volta. Parece pouco, mas é muito! O nosso estado emocional influencia bastante a rotina da amamentação. Por isso, a base do trabalho das Amigas do Peito são os grupos de ajuda mútua, onde mães, pais e famílias trocam experiências com outras mães e saem mais fortalecidas de que é possível e prazeroso amamentar.

Em relação à apertar o peito e “não sair nada”… O corpo da gente não é uma máquina automática. Ele é cheio de emoções, cansaços, desafios, energia. Às vezes precisa de descanso, às vezes precisa de atividade. Com a amamentação é a mesma coisa. Provavelmente, o que está acontecendo é que a produção está começando a se adaptar à demanda do bebê. Daqui para frente, o peito vai encher cada vez menos e produzir leite principalmente durante a mamada. E é ótimo que seja assim! É que nem as lágrimas quando choramos… Elas não ficam “armazenadas” numa bolsa embaixo dos olhos, né? Elas surgem quando surge a emoção — e às vezes vêm em grande quantidade, às vezes vêm só em gotinhas… tudo na medida do nosso sentimento. O peito é assim: é mágico, vai se adaptando ao bebê dia-a-dia.

Converse bastante também com seu bebê sobre isso, calmamente, com carinho. Procure dormir com ele, por exemplo. É uma forma de estar junto e descansar ao mesmo tempo. Eles entendem e colaboram, por incrível que possa parecer. Qualquer dúvida, escreva para a gente.

Um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Anúncios

Uma resposta to “O que faço para estimular o bebê de 34 dias a mamar mais?”

  1. juliana Says:

    oi, meu nome é juliana tb, quero saber como fazer para desmamar a minha filha de um e meio.ela faz meu peito de chupeta e acorda quatro vezes á noite estou desperada porque ando muito cansada porque não dormu á noite e ela não alimenta direito e não está com o peso bom para idade dela o que eu faço?

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: