Pai pergunta sobre horários, troca de peito e adormecer amamentando.

Olá, muito bacana o trabalho de vocês.

Eu, E., e a P. temos o Rafael que tem 1 semana de vida. Gostaríamos de uma orientação. Queremos saber se devemos acordar o Rafael para dar de mamar quando ele dormir mais de 3 horas ou se devemos deixar que ele acorde e “peça”.

Outra dúvida é sobre como saber se um seio está suficientemente “esvaziado” para passar ele para o outro. Vale se guiar pelo peito do lado, ou seja, quando o do lado está bem cheio podemos garantir que o que ele está mamando já foi esvaziado? Isso valeria mesmo com a P. produzindo muito leite?

Obrigado.

Ah, desculpe! Queria saber também se é realmente perigoso a mamãe adormecer quando está dando de mamar à noite para o neném. Pois eu não durmo vigiando se ela vai resistir. Existe alguma posição que ela poderia dormir sem medo? Tem algum tipo de almofada de segurança para isso?

Obrigado.

Olá E.,

Obrigada pelos elogios. É com esse tipo de incentivo que contamos para fazer esse trabalho voluntário. Quando puder, apareça num dos nossos encontros. São reuniões muito legais!

Quanto às suas dúvidas… Minha avó sempre dizia: em bebê dormindo não se mexe…! Claro que isso a gente só pode dizer se conhece melhor a situação, se há alguma problema de ganho de peso etc. Mas, por princípio, não há porque acordar um bebê que dorme tranquilo. Imagine se você gostaria de ser acordado? Aliás, a gente costuma pensar que o bebê é um ser “do outro planeta”, mas ele é muito parecido com a gente: quer só carinho, conforto e alimento.

Em relação à troca de peitos durante a mamada, não existem regras. Tanto se pode dar um peito só e esperar a próxima mamada para dar o outro, quanto se pode trocar de lado depois de algum tempo. Vocês vão começar a descobrir juntos como o Rafael gosta mais. De qualquer modo, o ideal é sempre começar a próxima mamada pelo peito que ficou por último ou que não foi mamado. Isso estimula a produção por igual. Às vezes eu estava tão cansada que até colocava uma fitinha no sutiã para saber qual ficou para depois…:)

Quanto ao sono da P., que bom que ela consegue adormecer! Isso é um sinal de que os dois estão relaxados… Para mim, a posição ideal nessas horas de cansaço era deitar de lado na minha cama mesmo, oferecendo o peito que ficasse para o lado da cama. Muitas vezes dormi assim junto com meu filho, sem o menor problema. Quando ele estava mais sabidinho, mamava até o outro peito desse jeito mesmo. Uma outra coisa bem legal é usar uma rede para dar de mamar. Dá para dormir tranquilamente. Não se preocupem com isso — as famílias de toda a humanidade dormem há séculos juntas. Esse esquema de camas e berços é a exceção. Só tomem cuidado com excesso de cobertores. É melhor vestir uma roupa bem quentinha (se estiver frio onde vocês moram) para não precisar se cobrir muito.

No mais, parabéns pela família unida. Aproveitem e curtam muito. Ter filhos é ter cada dia mais surpresas e novos desafios, mas também muitas alegrias que nunca imaginamos que a vida pudesse nos dar.

Qualquer dúvida, escrevam para a gente. Espero ter ajudado.

Um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: