Perguntas e respostas veiculadas na lista L-Materno sobre segundo filho

Se uma pessoa engravida e ainda está amamentando, depois que a criança nasce, a mãe produz o colostro? SIM

O leite diminui na gravidez por causa dos hormônios? SIM, PODE DIMINUIR.

O gosto do leite realmente fica alterado durante a gravidez? SIM, COMO CONTÉM MAIS CLORO, FICA MAIS SALGADO

O fato da grávida amamentar, reduz os nutrientes que deveriam ir para o feto e acabam indo para o leite materno? ACHO QUE NÃO

Comentários das Amigas do Peito

Algumas crianças largam o peito quando a mãe engravida, outras só quando a mãe tem o bebê (a literatura diz que muda para colostro) e outras mantém a amamentação. A mãe pode ficar muito cansada para amamentar duas crianças com idades diferentes. A prioriadade é para o que nasceu.

Zilda Amigas do Peito

Comentários Celina Valderez na lista L-Materno
Ingrid, vou te falar de experiência própria, não tenho referências bibl. a respeito prá te passar na corrida… Quando engravidei da Jade, estava amamentando meu “cordeiro mamão”, o Leo, que tinha 1a 3m. Ele adorava mamar, e o fazia pelo menos 4 vezes por dia. Ele já comia de tudo, muito bem, mas não dispensava o “despertador”, a “sobremesa” e o “sonífero”. À medida que a nova gestação progredia, notei que o leite diminuía, e chegando perto do parto ele mudou para colostro. Não sei se o leite diminuiu por causa dos hormônios ou pela diminuição do estímulo, porque à medida que a barriga aumentava, para mim foi ficando desconfortável amamentar, e ele mamava menos.

O Leo nunca se queixou do gosto do leite durante a gravidez. E também não teve as tais “dores de barriga” que o pessoal aqui do Sul tanto teme quando mulher grávida amamenta.

Minha alimentação foi normal durante a gravidez, não lembro de ter acrescentado nada, nem complementos vitamínicos além do tradicional para uma gravidez normal. E a Jade nasceu com 9 meses, linda de morrer, uma cabeleira ruiva que até hoje deixa todo mundo “babando” (a começar pela mãe, já se viu). (Ela vai completar 15a daqui a duas semanas, e os colegas a chamam de Avril Lavigne. Nem é…ô mãe coruja, sô). Nasceu com 3600g, o maior dos meus três bebês.

E prá quem ainda não sabe como a amamentação prosseguiu (já contei essa história aqui na lista) a Jade mamou até 9 meses, e o Leo não parou esse tempo todo; depois que ela parou, ele prosseguiu, e até perto de cinco anos continuava mamando, só para dormir.

A amamentação da Jade foi a mais tranquila das três, porque o Leo não deixava ficar excesso para “empedrar”.

Beijos a tod@s

Val

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: