Qual é o intervalo certo para a minha filha de 2 meses mamar?

Olá, pessoal!

Muito bacana o trabalho de vocês nesse site. Nós, mães de primeira viagem, temos dúvidas todos os dias. É sempre bom contar com uma boa consulta pela Internet! A minha dúvida é a seguinte: minha bebê tem 2 meses e mama só no peito. Desde que nasceu, os intervalos de mamada durante o dia são de 2 em 2 horas.

Mas o pediatra pediu para eu aumentar para 3 horas, que é melhor, segundo ele, para eu descansar, já que ela mamaria bem mais nas mamadas. O problema é que eu já tentei sem sucesso. Ela chora bastante se eu fico enrolando, tentando fazer com o que o tempo passe. Só que se o intervalo é de 2 horas, ela acaba mamando sempre um peito só e recusa o outro. Claro que na mamada seguinte, eu dou o outro peito. Isso acontece praticamente desde o comecinho

Mas será que está correto deixar que ela faça seu próprio horário? Será que é correto ficar dando sempre um peito só? Ela só pega os dois peitos algumas vezes.

Espero resposta e deixo um abraço bem grande a todas

M.

Oi M.,

Obrigada pelos elogios! É muito legal saber que a página tem ajudado a tantas famílias.

Parabéns pela Sophia e pela força aí nas maratonas de peito!

Essas dúvidas são muito comuns mesmo. Todas nós passamos por isso, seja por causa das cólicas, seja por conta do tempo de mamada, seja porque o bebê não dorme… É normal, viu? E tem a melhor parte: vai passar! Quando você menos esperar — talvez até em poucos dias — a Sophia vai mudar de hábitos, querer dois peitos, querer mamar e dormir de outro jeito. Os bebês são muito espertinhos e evoluem MUITO rápido!

Outra coisa que a gente vai aprendendo na marra: seguir a nossa intuição! Mãe (e pai também e todos os que cuidam e amam os bebês) que está cuidando intensamente de um bebê, que passa o dia com ele, que tem afeto e prazer com isso, sabe, ou melhor sente o que é melhor pra criança. Se a Sophia está precisando mamar e você está podendo oferecer, por que colocar uma regra no caminho?? A menos que isso esteja realmente te exaurindo, te deixando exausta além das suas forças. Aí a intuição também vai dizer: algo está errado! Só vocês mesmas podem responder a essas dúvidas. É uma questão de estar em sintonia com os próprios limites.

Se você acha que é preciso espaçar as mamadas, vá fazendo o processo com calma, bem lentamente. Converse muito com a Sophia, explique para ela o que você está sentindo e querendo. Peça ajuda para alguém que você confie e tente dormir um pouco à tarde, por exemplo. Outra coisa legal é sair para passear, ver outras crianças, praças e ar livre. Às vezes é surpreendente como os bebês gostam disso e até se esquecem de mamar! E faz bem para todo mundo!

Em relação aos dois peitos, não há a menor necessidade de mamar os dois na mesma mamada. Hoje em dia é até mais recomendado que o bebê mame um peito “até o fim” do que mamar um pouco de cada peito. Não se preocupe com isso, tá?

Qualquer dúvida, escreva para a gente.

Um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: