Quantas vezes tenho que dar de mamar?

Desde o momento do nascimento, devemos oferecer o peito sempre que acharmos que o bebê está com fome.

Devo controlar os horários das mamadas?
Nos grupos de mães, observamos que cada bebê tem um ritmo de mamada diferente. Uns mamam de hora em hora, outros de três em três horas… Por isso, estipular horários de mamadas é o mesmo que deixar nosso filho com fome ou forçá-lo a comer quando ele não quer. Se estiver muito faminto, o bebê pode não conseguir mamar, de tanta irritação.

Sem rotular horários, deve-se observar, sentir os momentos que o nosso bebê deseja o peito, não só para matar a fome da barriga , mas também a do coração!

Qual peito oferecer primeiro?
Oferecer um peito, deixando que o bebê o esvazie total ou quase totalmente, a ponto de mamar até largar. Assim, ele mata a sede e a fome. Oferecer o outro peito. Se o bebê não aceitá-lo, ou não mamá-lo por completo, oferecer o mesmo peito na mamada seguinte.

Por que esvaziar um peito?
Porque o início da mamada é constituído de um leite que matará a sede do bebê e final da mamada contém o leito mais gorduroso, que dará ao bebê a sensação de saciedade. Esse “segundo leite” também ajuda o bebê a engordar, ganhando o peso tão esperado por nós e pelo pediatra. O esvaziamento também serve para evitar o ingurgitamento e, conseqüentemente, o empedramento do leite.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: