Se eu parar de amamentar meus peitos vão parar de cair?

Olá, Amigas do Peito,

Sou a F., tenho 23 anos, uma filha de 11 meses e meio, até agora amamento. Adoro amamentar, só que faz uma semana sinto que meus seios meio murchos, caídos. A verdade é que estou com muito medo de que eles caiam e fiquem horríveis…

Queria saber se eu parar de amamentar eles melhoram um pouco, se ocorre alguma mudança para melhor ou se cai de uma vez…

Muito obrigada pela atenção. Parabéns pelo site, é muito legal.

Abraço,

F.

Oi F,

Tudo bem? 0Desculpe a demora em responder. É que resolvi fazer uma pesquisa entre as Amigas do Peito para saber algumas opiniões e experiências sobre a sua pergunta…

Bem, como tudo na vida, não há uma resposta única, pois o corpo de cada mãe, dependendo de inúmeros fatores, reage de um jeito diferente. Mas, em relação à fase do desmame, em que você está, todas parecem concordar com o seguinte: quanto mais gradual for o desmame, menor a chance de haver uma flacidez súbita.

Durante a amamentação, a parte mais gordurosa do peito vai sendo substituída pela produção de leite. A reposição dos tecidos é mais provável se o desmame for sendo feito aos poucos, para que a gordura possa ser reposta lentamente. (Mas o cuidado maior com o peito deve ser feito durante a gravidez — que é a fase de mudança abrupta que pode romper os tecidos etc.)

Mas é sempre bom lembrar que as transformações do nosso corpo são inevitáveis. Lembro que li recentemente o livro “Perdas & Ganhos”, da Lya Luft, em que ela fala bastante sobre isso. Por que achamos lindo o corpo do bebê e da criança em permanente evolução e depois ficamos tão obcecadas por impedir as transformações naturais de um corpo de 20 anos para um corpo de 30, de 40, de 70 anos? Um dia, tudo vai ficar um pouco mais murcho, um pouco menos vigoroso. Mas nem por isso precisamos ficar insatisfeitas. Quando envelhecermos, o que vai valer mais: um peito firme ou um filho/uma filha que nos quer bem, que nos convida para almoçar e ir ao cinema, que abre o coração sem medo numa conversa de fim de tarde?

Aproveite muito sua filhinha, amamente o quanto vocês duas e a família estiverem curtindo! Quando estiver com vontade de parar, procure ir diminuindo aos poucos, ao longo de alguns meses. Assim, tudo vai se ajeitando, tanto fisica quanto emocionalmente.

Qualquer dúvida, escreva para a gente. Obrigada pelos elogios à página! Se quiser, mande-nos uma foto sua amamentando para colocar no site. Estamos planejando uma grande reforma. A página vai ficar mais bonita ainda.

Um abraço,

Karina (com a colaboração da Maria Lúcia e da Claudia O.)
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:

2 Respostas to “Se eu parar de amamentar meus peitos vão parar de cair?”

  1. ariane Says:

    ola gastaria de saber o que devo fazer para um dos meus seios voltar ao tamanho normal parei de amamentar de um vez e um seio ficou maior que o outro e ainda tem leite e o outro não por favor me mande um emailcom alguma opiniao muito obrigado

  2. wal Says:

    Olá!Sou mãe de um bebe de 06 mese, ele ainda esta amamentando, só q percebe esses dias ao tomar banho um um peito meu esta maior que o outro.Ela ainda mama, só que queria saber como faço para igua-lá,.Devo dá mama no menor ou no maior?
    Qual peito fica menor quando amamentamos?
    Por favor, gostaria da resposta o mais rapido possivel!!

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: