Será que meu peito é apropriado para amamentação?

Olá!

Estou entrando no 7º mês e tenho uma dúvida com relação aos bicos dos meus seios.

Eles medem 1,5cm de largura e 1,5 de profundidade e tenho a aréola bem grande, por volta de 8cm de diâmetro, mas mesmo assim muitas pessoas me dizem que meus bicos são pequenos e impróprios para a amamentação.

Tenho feito massagem com o creme Massê, mas não consigo por muito tempo porque sinto um certo incômodo e muita sensibilidade. Eles doem bastante, não sei por quê.

Não sei o que fazer pois estou com medo dos bicos racharem, ou então, meu neném não conseguir sugar direito.

Vocês podem me ajudar?

Atenciosamente e obrigada. M.

Olá M!

Nossa ! fiquei interessada em saber: como você mediu seu peito? Alguém o mediu?

Imagino como você se sentiu com esse “pseudo diagnóstico” de que seus bicos são pequenos e impróprios para amamentar seu bebê! Não há na literatura científica sobre amamentação, nenhum artigo que diga isso, e na nossa prática diária, já vimos algumas mães de bicos invertidos (ou seja, para dentro do peito), que conseguiram amamentar seus bebês.

Felizmente posso lhe dizer que o melhor a fazer, é deixar essa preocupação de lado, pois não é condizente com a verdade! Há diferentes formas e tamanhos de mamas e os bebês podem mamar em quase todas elas, pois o tamanho e a forma do bico não interferem quando o bebê tem boa pega.

O que o bebê tem que pegar no momento em que suga o peito, é a aréola e não bico. Se ele pega o bico, com certeza surgirão fissuras, pois ele estará pegando o peito de forma incorreta. Quando o bebê abocanha o peito, ele pressiona com a língua no céu da boca a aréola e suga o bico até chegar na “campainha”, massageando o peito para extrair o leite que já cai lá atrás na língua do bebê, facilitando a deglutição dele.

É desnecessário o uso de pomadas no peito, pois se você observar os seus, bem na aréola, haverão algumas pequenas protuberâncias que liberam uma substância hidratante para toda aréola e bico. E, evite ao máximo exercícios nos bicos, pois pode haver liberação do hormônio ocitocina, podendo provocar contrações uterinas, e você já está no 7o mês! Quando você suportar mais, passe a toalha de banho nas aréolas e bicos mas sem fricção forte, já que estão mais sensíveis. Pegue sol pela manhã ou no final do dia.

O que causa as fissuras nas mamas é a pega do bebê ao peito de forma incorreta; então, quando ele for mamar, fique atenta se ele está com o rosto de frente para o peito, abocanhando uma boa parte da aréola, o queixo encostando no peito, o lábio inferior viradinho para fora (tipo boquinha de peixe!) e a barriga do bebê de frente para a sua. Fique relaxada, numa posição agradável para ambos e curta as mamadas numa boa!

Se mesmo assim você achar que os bicos são pequenos, após o bebê nascer, antes de cada mamada, faça exercícios com uma seringa de injeção (corte no local da agulha, tire o êmbolo e coloque no local cortado e puxe devagar o bico para estimular a sua protrusão) ou com bombinha manual (da mesma forma, dependendo do tipo de bomba, puxe para que o bico se estique um pouco mais – com cuidado para não causar dor!) isso auxiliará a pega do bebê. E você verá que quando terminar a mamada, seu bico estará bem maior do que ele é, mas, alguns minutos depois , ele voltará ao normal ; ou seja, a pele do nosso bico tem esse poder de esticar e encolher!

Que tal você participar de uma das nossas reuniões, se você morar aqui no Rio!? Todas as grávidas que frequentaram nossas reuniões, se sentiram mais confiantes, conseguindo muitas vezes vencer dificuldades que todas nós podemos passar durante o período inicial da amamentação. Caso não possa, confie em você!

Procure se informar com pessoas que verdadeiramente conheçam ou trabalhem com amamentação, para que você não corra o risco de ser mal orientada e perca uma das experiências mais ricas que a natureza nos oferece!

Um grande abraço e tudo de bom!

Claudia Imenes
Amigas do Peito

Anúncios

Tags:

2 Respostas to “Será que meu peito é apropriado para amamentação?”

  1. geralda Says:

    estou de 6 meses de gravidez, sinto q o meu peito esquerdo nao tem bico. Sera q vou ter dificuldade em amamentar minha bebe… Obrigado

  2. Raquel Says:

    Adorei essa explicação sobre o bico do peito, porque eu tinha a mesma dúvida,pois, também me diziam que eu não poderia amamentar por ter bicos mto pequenos.
    Obrigadaa Claúdia pela luz, vc é um amor! :>)

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: