Tirei o bico de silicone e meu bebê está mamando menos. O que fazer?

Olá!

Tenho um bebe de 3 meses e meio, amamentado exclusivamente com leite materno. Na última consulta ao pediatra, ele só ganhou 230g. Até seus 2 meses, amamentei-o com bico de silicone, quando ficava 30 minutos em cada peito. Após sua retirada, leva, no máximo, dez minutos em cada seio. A melhor mamada é a primeira da manhã, assim que acorda.

O pediatra disse que o ganho de peso foi normal, mas sei que um bebê que mama exclusivamente no peito deve ter uma media de ganho de peso entre 20 e 30g ao dia.

Não sinto o leite descer, mas sei que tenho. Estou dando o seio mais vezes e bebendo muito líquido. Meu bebê tem predileção por um seio, insisto muito no outro, mas é difícil.

O sono do meu bebe durante o dia é muito leve, porém a noite ele dorme entre 8 a 10 horas seguidas.

Gostaria que minhas dúvidas fossem esclarecidas para me tranquilizar.

Obrigada.

C.

C,

Em primeiro lugar estou admirada que você tenha mantido tanto tempo a amamentação com o uso de um intermediário! Isto não é comum. O bico de silicone diminui muitíssimo o estímulo que é feito pelo contato da boca do bebê com a pele do bico e assim muitas vezes a produção se reduz drasticamente.

Quanto ao peso ganho por seu filho, se ele mamar um peito de cada vez, sem hora marcada entre as mamadas isto pode aumentar a quantidade de leite gorduroso que ele recebe e que sai no fim da mamada. E… os bebês não ganham sempre o mesmo peso por dia!

Com o passar dos meses este ganho vai diminuindo, assim, um bebê que ganha 800g no primeiro pode passar a 700 ou 600 no segundo e 400 no outro ou menos em todas as vezes que se pesa. Importante é que esteja ganhando e se desenvolvendo, seja espertinho para a idade e evacue e urine diariamente.

Se ele dormir muito mais durante a noite, nem é tanto problema, mas que ele mantenha uma média de 8 mamadas por dia durante o dia, está dentro do que é bom.

Abraços e quem sabe aparece num de nossos grupos para trocarmos experiência?

Maria Lúcia
Amigas do Peito

Tags:


