Vou voltar a trabalhar. Como aumentar a quantidade de leite para a ordenha?

Prezadas Amigas do Peito,

Gostaria de algumas informações sobre a amamentação. Meu bebê tem 04 meses e se chama Giovanna. A Giovanna só mama no peito. No entanto, sou advogada (tenho 26 anos) e estou retornando ao trabalho, já que minha licença maternidade acabou.

Meu problema é que não tenho leite suficiente para tirar na bomba e deixar para ela mamar, além das mamadas de quando estou em casa. Algumas vezes até consigo tirar um pouco, no máximo 80 ml. Por isso estou recorrendo a vocês.

Gostaria de saber alguma dica para aumentar o fluxo do meu leite, pois não quero tirar o leite materno e nem introduzir outro tipo de leite para essas horas em que não estiver em casa.

Aproveito o ensejo para parabenizar o fantástico trabalho de vocês.

Beijos,

B.

Oi B,

Obrigada pelos parabéns! Além da felicidade de ver bebês e famílias felizes, é muito gratificante saber que esse trabalho voluntário que fazemos é reconhecido por vocês.

Parabéns também para você, Giovanna e toda a família!

Sei bem o que você está passando… Para mim foi super difícil essa volta ao trabalho. É um período de muitas mudanças e adaptações de todos os lados.

O mais importante na amamentação é ter apoio das pessoas que estão à sua volta e auto-confiança de que você pode amamentar e tem leite! Quer dizer, na verdade, ninguém “tem” o leite guardado dentro de si… Leite nessa fase (bebê de quatro meses) vai sendo produzido à medida que o bebê mama. É parecido com lágrima nos olhos: elas não ficam guardadas, né? Mas mesmo assim a gente chora quando tem vontade! Pois é assim com o leite. Conforme os peitos e o cérebro aprendem a fome da Giovanna, o corpo vai produzindo de acordo. Portanto, para começar a produzir mais, você tem que estimular, fazendo ordenhas. Quanto mais o bebê mama (ou a mãe ordenha manualmente ou com bomba), mais leite vai ser produzido. Para ajudar no processo, é preciso comer bem, beber muito líquido e descansar o máximo possível.

A produção por ordenha também evolui conforme o aprendizado, a tranquilidade e a persistência. É preciso ir encontrando a melhor hora para tirar (no meu caso, por exemplo, era às 6 da manhã, antes do meu filho mamar) e ir adquirindo confiança. E 80 ml é bastante sim! Quem disse que é pouco? É só ir guardando e tendo certeza de que quanto mais você tirar, mais vai produzir! Veja na nossa página como armazenar.

Se você estiver muito preocupada com a fome do bebê nos intervalos entre as mamadas, pode ser interessante no seu caso oferecer alguma fruta. Eu pessoalmente acho melhor essa opção do que oferecer mamadeira de leite de vaca. Mas é uma opinião pessoal minha.

Se você mora no Rio, venha numa das nossas reuniões. Podemos conversar, treinar a ordenha e tirar dúvidas. É um espaço de conversas muito legal!

Qualquer dúvida, escreva para a gente.

Um grande abraço,

Karina
Amigas do Peito

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “Vou voltar a trabalhar. Como aumentar a quantidade de leite para a ordenha?”

  1. NICIA OLIVEIRA BARBOSA Says:

    MINHA NENÊN TEM 04 MESES E O MEU LEITE ESTÁ FICANDO POUCO.
    O QUE FAÇO, O EU DEVO COMER OU BEBER PARA AUMENTAR O MEU LEITE, POIS NÃO QUERO DÁ MAMADEIRA AGORA.
    GRATA
    NÍCIA

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: