Como armazenar o leite ordenhado?

Quero começar a tirar leite pois voltarei a trabalhar no início de março (daqui a três meses), para isto comprei uma bomba elétrica. Como devo proceder? Devo tirar após cada mamada dele? E neste caso, devo tirar dos 2 peitos? Ou devo tirar 1 vez por dia? Como devo proceder com a estocagem do leite? Posso congelar em congelador de geladeira ou deve ser em frezzer? Por quanto tempo posso congelar? O pediatra me disse que posso congelar por 6 meses, é isto mesmo?

Não existem regras fixas. Cada mãe, cada bebê e famílias são únicas. Veja qual o horário em que você se adapta melhor. O que estiver bom para todos, estará certo! Lembre-se de começar com bastante calma, se dando vários dias para se adaptar ao novo processo. Talvez fosse bom esperar um pouco. Você pode relaxar agora (afinal, acabou de passar por um parto e um novo bebê!!) e deixar para se fazer a ordenha quando faltarem duas semanas para a volta ao trabalho…. Veja na nossa página no item “Volta ao Trabalho” várias dicas sobre isso. O tempo de conservação do leite materno segundo a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, é o seguinte:

– congelador da geladeira ou freezer por 15 dias

– geladeira SEMPRE na 1ª prateleira (mais fria) por até 24 horas

– temperatura ambiente: até 4 horas

Anúncios

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Como armazenar o leite ordenhado?”

  1. francisca ramos Says:

    achei este site muito bom pois sou avo e tinha muitas duvidas sobre o armazenamento do leite, agora esta tudo certinho,pois sou do brasil e estou na new zealand, com a minha nora e filho, dando um suporte pois meu netinho chegou esta com 4 meses e a mae precisa sair algumas vezes e deixar um leite tirado pois aqui os bebes so comecam a comer outras coisas aos 6 meses, antes disso so peito, obrigado.tchau uma avo muito coruja.

  2. rosanna Says:

    Obrigada, este site me ajudou a confirmar a resposta de uma prova, em relação ao tempo de armazenamento do leite materno.valeu

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: