Como evitar cólicas no meu bebê?

Boa noite,
Estou amamentando e gostaria de saber quais os alimentos que devo evitar para que não dê dor de barriga na minha filha.
Um grande abraço e muito obrigada,
C.

Oi C.,

Não existem alimentos proibidos nem soluções mágicas para evitar as cólicas nos bebês. Em relação aos alimentos durante a amamentação: não há regras quanto a isso, embora o bom senso diga que a mãe deve evitar as comidas com potencial de causar infecções gastro-intestinais (principalmente se comidas em restaurantes). O motivo é evitar qualquer coisa que possa causar desidratação na mãe e prejudicar a sua produção de leite etc. Mas isso é apenas uma precaução geral, que deve ser analisada caso a caso.

Você não disse a idade da sua filha, mas imagino que ela tenha poucos meses. Aprendemos com as pesquisas e com a nossa própria experiência que um bebê tende a estar bem acostumado com a alimentação que a mãe tinha durante a gravidez. Assim, um bebê mexicano ou baiano está acostumado à comida apimentada desde o útero, por exemplo.

m relação às cólicas, não existe consenso. Eu pessoalmente acredito que não há dietas contra cólicas. Conhecemos todos os tipos de casos: mãe que fez dieta, mãe que não fez, e bebês que têm e outros que não têm cólicas. Cólica na verdade é o processo de adaptação do bebê à vida! Só requer paciência e calma. A única solução mágica para cólicas é esperar o bebê fazer três/quatro meses!! Elas passam! Use o seu bom-senso e siga sua intuição.

Comer alimentos saudáveis e nutritivos para manter um consumo extra de calorias exigido pela amamentação e, principalmente, beber muitos líquidos e descansar!

Costumo dizer para as mães que a melhor solução para as cólicas é passar o bebê para o colo de alguém que esteja bem calmo e tranqüilo :). Na hora do choro (muito comum entre 18 e 23 horas) geralmente estamos exaustas e sem paciência — é a hora em que há uma baixa de resistência geral, física e emocional. Essa é uma boa hora para pedir ajuda, tomar um banho e comer alguma coisa quentinha. Dar um banho morno no bebê também acalma. Deitar numa rede com o bebê de bruços no seu peito… Tudo que puder ser feito para relaxar ajuda.

A boa notícia é que tudo isso passa em torno dos 3 ou 4 meses de vida da criança.

Qualquer dúvida, escreva para a gente.

Grande abraço,
Karina
Amigas do Peito

About these ads

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Como evitar cólicas no meu bebê?”

  1. marcia. Says:

    meu subrinho chora e geme muito o q será deve ser colicas? oq minha cunhada deve fazer para alcaumalo obrigado

  2. Claudia Imenes Says:

    Oi Marcia!
    Karina respondeu muito bem sobre esse assunto em “Como evitar cólicas no bebê”,porem, vc nao nos disse quanto tempo ele tem (meses?)e o que faz sua cunhada acreditar que o que ele sente é colicas?

Os comentários estão desativados.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: