Boletim Peito Aberto – Ano 20, n. 64

  Boletim

Logo nova     Peito Aberto                    
                                 
Ano 20, Número 64 – Outubro de 2008. 


————————————————————————————————————————————

Sumário

1.     Editorial –  Dividindo a sede com a REHUNA

2.      Novidade:  Fórum Social   Mundial 2009 e Pesquisa

3.      Conversando sobre amamentação – Bicos artificiais e peito

4.      Rede de Apoio – Você já faz parte?

5.      Lojinha: Sling e kepina

6.      Agenda das reuniões: Outubro e Novembro

7.      Expediente

 

 

1. Editorial

 

Meio do  segundo semestre, centro de um furacão chamado pintura, mudança e organização de espaço…

 

A experiência nos mostra que mesmo que achemos que não há espaço…. quando é necessário a gente se reinventa, se torce e pode abrir cantinho onde cabe uma sede inteira de um grupo irmão. Pois é, agora a sede do Catete temAmigas do Peito e Rehuna na mesma sala, dividindo contas (o que desafogou um pouco as Amigas do Peito), dividindo estantes, partilhando as flores que ganhamos de amigas.

 

A experiência nos grupos base das Amigas do Peito vem do seu início, quando ainda nem tínhamos cunhado esta expressão como de amamentação, e  a experiência de acolhimento e de partilha mostra bem que amigas do peito são companheiras de coração.  Também nasce uma parceria fraterna com a chegada da Rehuna com suas experiências de nascimento e parto, a própria vivência de acolhimento…

 

Quem desejar ver como é possível que duas ONGs estejam num espaço tão exíguo é só marcar para vir conhecer a nova sede “coração de mãe”…. sem nenhum trocadilho!!!!!

 

————————————————————————————

2. Novidade:  Fórum Social 2009 e Pesquisa
——————————————————————————————-

Na última semana de janeiro de 2009, em Belém do Pará acontecerá mais um Fórum Social Mundial.

 

Desde o primeiro, em Porto Alegre, as Amigas do Peito estão presentes abrindo discussões sobre a importância da Amamentação na vida do planeta.

 

Já estamos com um projeto, em desenvolvimento, em parceria com outros grupos como a La Leche League, Ibfan-Rio e AMAMEN de Belém, para desenvolver atividades que tragam os olhares de todos para a amamentação.

 

Quem desejar ajudar e participar pode entrar em contato. amigasdopeito@amigasdopeito.org.br  ou 21- 22857770

 

PESQUISA:

Uma das cartas que recebemos é de uma mãe interessante e interessada, que está escrevendo sua monografia de odontologia. Segue o email para quem desejar responder o questionário e ajudar: dariaglaucia@hotmail.com

 

——————————————————————————————-

3. Conversando sobre amamentação: Bicos artificiais e peito

——————————————————————————————-

Uso de artefatos e o mamar no peito

A Amamentação Exclusiva até seis meses tem seu motivo de ser. É por volta deste período que começam a nascer os dentinhos, que o bebê tem capacidade de sustentar a cabeça numa posição sentada, desaparece o reflexo de expulsão da língua (que faz o bebê “cuspir” o que se oferece nos meses anteriores).

 

Usar chupetas e bicos artificiais, sejam de mamadeira, sejam intermediário ou protetores de mamilo, além de alterar a forma de abocanhar o peito promovem um reflexo de expulsão e uma deglutição atípica com a colocação da língua para frente no ato de engolir. Isto resulta na dificuldade de fala mais adiante e em problemas dentários por causa de língua empurrar os dentes da frente entre outras coisas.

Chupar dedo pode não ser a melhor coisa do mundo, mas ao menos é um contato com algo que tem textura corporal, cheiro de gente e pode ser uma opção do bebê e não dos pais.

 

O uso de chupeta como “tampa” para que os adultos se sintam menos ansiosos diante do choro, é uma coisa tão divulgada e cultural que nem é questionada na nossa sociedade. Quem se pergunta quais os malefícios do uso de bicos artificiais? Quem sabe das diferentes formas de abocanhadura e de atuação da musculatura da boca e face e que formação ou deformação o uso ou não uso destes artefatos pode causar?

 

Muitos dos adultos de hoje usaram bicos, mamadeiras e chupetas sem perceberem qualquer dano à saúde. Mas a maioria tem registro destas repercussões. É visível o aumento de respiradores bucais, de alterações de fala (o sopro na pronúncia dos ss e ff entre outras coisas),  e de variados problemas dentários.

 

——————————————————————————————-4. Rede de Apoio – O que cada um pode depositar !

——————————————————————————————-Para quem ainda não participou da nossa Rede de Apoio e gostaria de ajudar, as Amigas do Peito recebem doações de qualquer valor noBanco Bradescoagência 3019-8conta corrente 44109-0 e no Banco Itaú, agência 3820, conta-corrente 13109-6.  Lembramos que a continuidade do trabalho das Amigas do Peito depende e muito dessas contribuições, especialmente para que despesas da sede sejam pagas. Caso queira colaborar de outra forma, entre em contato com a nossa sede, através do telefone (21) 2285-7779.

 

——————————————————————————————-5. Lojinha – Slings e Kepinas

——————————————————————————————-* A lojinha está com diversos produtos para você, seu filhote ou para presentear alguém especial. O destaque deste mês, aqui no Boletim Peito Aberto são os Slings e kepinas. Esses porta bebês são práticos e liberam as mãos para que possamos fazer inúmeras atividades. Nossa experiência inclui desde os serviços domésticos inevitáveis passam pelo computador e tarefas profissionais e também chegam aos transportes coletivos e passeios na rua com outros filhos.

As mulheres modernas, assim como as antigas, as das mais diversas culturas carregam seus filhos no peito e nas costas, dando o colo necessário para a segurança e o crescimento com afeto que nossas crianças desejam.

——————————————————————————————-6. Agenda de Novembro _____________________________________________________________

* Grupo de Botafogo: dia 07, segunda-feira, às 10h, na Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, próximo ao Metrô e com estacionamento grátis. (Reuniões mensais toda 1ª segunda-feira do mês, às 10

* Grupo da Tijuca: dias 11 e 25, terça-feira, às 14h, na Igreja dos Capuchinhos, Rua Haddock Lobo, 266. Outra Entrada: Rua Alberto de Siqueira, 29. (Reuniões mensais todas às 2ª e 4ª terças-feiras do mês, às 14h).

* Grupo do Catete:  dia 21, sexta-feira, às 9h, no Museu da República, Rua do Catete, 153 (reuniões mensais toda 3ª sexta-feira).

* Grupo de Niterói: dia 15, sábado, às 9h, na Biblioteca Infantil do Campo de São Bento, em Icaraí. (Reuniões mensais todo 3º sábado do mês, às 9h).

* Grupo da Gávea:  dia 26, 14h, no Solar Grand Jean de Montigny na PUC Rua Marquês de S. Vicente, 225, Gávea (reuniões na última quarta-feira do mês).

Nos encontramos por lá!

——————————————————————————————7. Expediente                    
——————————————————————————————-D
isque-Amamentação: (21) 2285-7779
Visite nossa página atualizada! 
www.amigasdopeito.org.br
Sede das Amigas do Peito
Tels.: (21) 2285-7779 – Fax: (21) 2205-7640
Rua do Catete, 214/612 – Rio de Janeiro, RJ – 22220-001
Horário de funcionamento: das 9h às 17h
Emergências: ligue (21) 2508-1001 ou 4001-7722, código MOBI: 215 89 75

Para cancelar o recebimento do boletim Peito Aberto,
envie um email para: 
peitoaberto@amigasdopeito.org.br 
Para enviar notícias, sugestões ou críticas para o boletim Peito Aberto,
envie um email para: 
peitoaberto@amigasdopeito.org.br

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: