EVENTOS REALIZADOS

quem_historia.jpg
EVENTOS REALIZADOS

Resumo das Atividades das Amigas do Peito em 2005

Confira o resumo de nossas atividades no ano de 2005, clicando aqui.

Humanização do Parto e do Nascimento – 30/nov a 3/dez 2005

As Amigas do Peito apóiam a realização da II Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e do Nascimento, que ocorrerá em conjunto com o IV Congresso Internacional Ecologia do Parto e Nascimento e o XV Encontro de Gestação e Parto Natural Conscientes. O objetivo do evento é aprofundar a discussão da situação do parto e nascimento em todo o mundo contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e comprometida com a paz. Estão convidados a participar todos os profissionais e estudantes interessados no cuidado ao parto e nascimento incluindo organizações de mulheres, de consumidores, educadores, cientistas sociais, administradores de saúde, formuladores de políticas, profissionais de mídia, gestantes e suas famílias. A realização é da Rede Nacional pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna) e da prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio de diversas organizações. O evento será no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro de 2005.
Veja mais

Nascimento, Amamentação e Desmame nos Ciclos da Vida (outubro/2005)

Amigas do Peito apóiam o encontro Nascimento, Amamentação e Desmame nos Ciclos de Vida, que acontecerá no dia 22 de outubro de 2005, das 8 às 18 horas, no Instituto de Letras da UFF (Bloco B, 4º andar – auditório Macunaíma, Campus Gragoatá, entrada por São Domingos). Nossas representantes darão as palestras “Gravidez e Nascimento” (Claudia Orthof) e “Amamentação e Desmame”. Às 17 horas, haverá show do grupo Gaz, composto por jovens que cantam à capela. Para inscrições ou informações, clique aqui ou ligue (21) 2710-0873.

Prêmio Bíbi Vogel – Ministério da Saúde (20/10/2005)

O Prêmio Bíbi Vogel foi lançado pelo Ministério da Saúde em sete de abril de 2005, na semana em que completava um ano de morte da própria Bíbi, fundadora das Amigas do Peito. O tema deste ano foi “Município que promove a amamentação promove a saúde”, estimulando iniciativas locais que apresentaram trabalhos criativos e abrangentes relacionados à amamentação. A cerimônia de premiação foi adiada e será dia 20 de outubro de 2005, em Fortaleza, CE. Nosos parabéns antecipados a todos que se inscreveram!
Veja mais

Encontro Nacional sobre Segurança Alimentar na Infância (set/2005)

Entre os dias 14 e 16 de Setembro, as Amigas do Peito Rosimar Teykal e Maria Lucia Futuro participaram em São Paulo do I Encontro Nacional sobre Segurança Alimentar na Infância (ENSAPI), realizado no Senac Consolação, com o apoio da IBFAN. Nossas representantes fizeram parte das mesas “A amamentação sob a ótica da mulher” e “Educar para proteger a amamentação”. Maria Lucia coordenou também a oficina “Educação para a proteção da amamentação”. A programação completa do evento podem ser consultada em www.aleitamento.com/ensapi.

Amigas do Peito – 25 Anos em 2005 – Festa no Museu da República!

comemoração dos 25 Anos das Amigas do Peito no Museu da República, dia 27 de agosto, foi um sucesso! Mais de cem pessoas passaram por lá. Foram muitas atividades ao longo do dia: grupos de apoio, brincadeiras com crianças, fotos de amamentação, exposição da colcha de retalhos com a história das Amigas, além de conversas e diversão, é claro. Várias gerações de Amigas do Peito se encontraram, além de pais, mães, bebês, vovós, vovôs, amigos, amigas e crianças. Foi muito bom rever velha(o)s amiga(o)s, seus filho(a)s já crescidos e confirmar nosso lema: peito de mãe é bom para a vida!

Muito obrigada ao Museu da República que nos apoiou, às instituições que nos homenagearam e a tod@s que participaram dessa festa!

Amigas do Peito na Semana Mundial de Amamentação (agosto/2005)

Agosto foi o mês da Semana Mundial de Amamentação 2005. As Amigas do Peito participaram da Abertura da SMAM no Rio de Janeiro e também do V Congreso Argentino de Lactancia Materna, em Buenos Aires (ver abaixo). Além disso, em Brasília, recebemos um diploma do Ministério da Saúde, em reconhecimento aos nossos 25 anos de trabalho apoiando a amamentação. Para completar, colaboramos em muitas entrevistas e notinhas na imprensa.

V Congreso Argentino de Lactancia Materna, em Buenos Aires (agosto/2005)

As Amigas do Peito participaram do evento representadas por Maria Lucia Futuro. Na ocasião, foi apresentado um vídeo e várias homenagens à fundadora das Amigas do Peito, Bibi Vogel. Maria Lucia coordenou um grupo de apoio à amamentação e falou sobre o material educativo das Amigas do Peito no painel sobre Arte e Amamentação. Participou também da mesa redonda Aleitamento Materno e Comunidade. Além da programação oficial, houve diversos encontros informais com representantes de entidades que apóiam a amamentação como La Leche League, Amamanta, Lacma e profissionais ligados à educação.

Semana Mundial de Amamentação – WABA (25 a 31 de agosto/2005)

A Semana Mundial de Amamentação 2005 (SMAM) foi comemorada entre os dias 25 e 31 de agosto. O objetivo desse ano era conversar sobre o desmame gradual após o período de amamentação exclusiva de seis meses. Costuma ser justamente nessa fase que o bebê começa a ganhar dentes e se interessar pelos alimentos. Com um pouquinho de bom senso e respeito aos diferentes hábitos regionais, o cardápio da família pode ser adaptado, incluindo frutas, legumes e comidas saudáveis para todos! Como vocês sabem, esse é um assunto muito presente nas nossas reuniões e aqui na página das Amigas do Peito. O folder completo da SMAM, divulgado pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), foi traduzido para o português por Luciana Florêncio (Grupo Origem).

Amamentação, Cultura e Ecofeminismo – V Fórum Social Mundial

As Amigas estiveram no V Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e realizaram uma mesa redonda com o tema “Amamentação, Cultura e Ecofeminismo”.Um dos pontos vistos foi a incoerência das propostas da Organização Internacional do Trabalho, que regula a licença maternidade de 12 semanas, e da Organização Mundial de Saúde, que preconiza seis meses de amamentação exclusiva.

O assunto mais amplamente discutido foi a Ecologia da includência, feminina, acolhedora, que cuida dos seres, do ambiente, dos corpos, de si, da Terra, como uma forma amorosa de atuação no nosso planeta. A amamentação foi vista dentro das questões estéticas, da beleza do ato de amamentar, do ato de cuidar e preservar a beleza do mundo que nos cerca, das questões étnicas, independentemente da cor de nossa pele.

A amamentação foi colocada como garantia de qualidade de vida e, muitas vezes, de sobrevivência de cada ser humano. Questões de gênero foram desprezadas e focalizou-se a criança que mama – independentemente de ser menino ou menina –, dentro das questões de segurança alimentar, do direito humano, das políticas e das questões econômicas; afinal, leite de mãe não tem preço! (Texto resumo da mesa redonda das Amigas do Peito, por Maria Lúcia Futuro).

Dia Internacional da Mulher – Março de 2005

Comemorando o Dia Internacional da Mulher e iniciando as festividades de seus 25 anos, as Amigas do Peito – em parceria com o Quiosque Baixo Bebê – atenderam mães, pais, bebês, famílias e interessados em conversar e tirar dúvidas sobre amamentação. O encontro foi realizado em uma tenda em frente ao Quiosque Baixo Bebê, no canteiro central da praia, dia 6 de março, domingo, entre 9 e 14 horas.


« Voltar

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: