DEPOIMENTOS

quem_historia.jpg

DEPOIMENTOS

MINA – Movimento de Incentivo Nacional à Amamentação

Desde os anos 1980 nós, Amigas do Peito, apoiamos a realização de encontros de grupos de apoio à amamentação. Participamos de encontros pequenos dentro de Congressos grandes, como o PanAmericano de Pediatria, em Porto Alegre em 1985, em que alguns grupos de mães já estavam presentes, e nos encontros do Comitê de Comunidade, do INAM.

Foi nesta mesma época, juntamente com outros grupos de apoio e com o aval do INAM, que formamos o MINA – Movimento de Incentivo Nacional à Amamentação. O MINA foi criado em Junho de 1988, durante o Mini-Encontro de Mães Voluntárias de Apoio à Amamentação, realizado em Maceió, organizado pela La Leche League e patrocinado pelo INAM.

Participaram desse Mini-Encontro e da criação do MINA os seguintes grupos:
– La Leche League de Maceió / Alagoas
– Amigas do Peito / Rio de Janeiro /RJ
– Grupo Mamem / Aracaju / Sergipe
– Centro de Apoio à Amamentação / Ijuí / Rio Grande do Sul
– Conselho de Grupos de Mães / Porto Alegre / Rio Grande do Sul
– Grupo Técnico Executivo de Aleitamento Materno / Brasília / DF
– Sesi / Porto Alegre / Rio Grande do Sul
– La Leche League do Paraná

Também foi a partir de um projeto de Encontro de Grupos de Apoio que aconteceu o primeiro ENAM, em Niterói, em 1991, promovido pelo MINA e organizado pelas Amigas do Peito.

A rede IBFAN esteve presente como convidada. Tivemos o prazer de receber pessoas queridas que trabalham na defesa da amamentação e, aproveitando a oportunidade, aconteceu uma reunião paralela da IBFAN Internacional (Marcos Arana, Annelies e Jean Pierre Allain, Ana – da Bolívia, Cecília Muxi, Marta Trejos …)

No III ENAM, em Recife, 1993, o MINA foi transformado em Fórum de Aleitamento, mudado seu regimento e desde então foi se enfraquecendo até sua desaparição. No V ENAM, em Londrina, em 1997, houve um mini-encontro dos grupos de apoio, apesar da desarticulação do MINA. E dentro do VI ENAM, em BH, em 1999, houve um bom trabalho de encontro de grupos de apoio, coordenado pelas Amigas do Peito, em função do 10º passo do IHAC. Já, em Salvador, VII ENAM, em 2001, se tentou reunir os grupos, mas não houve sucesso.

Nos dois últimos Fóruns Sociais Mundiais foram feitos esforços para isto: as Amigas do Peito montaram oficinas em 2002 e 2003. Na ocasião, enviamos para a L-materno os relatórios dessa oficinas.

Nos últimos anos têm surgido tantas iniciativas em favor da amamentação que, às vezes, nos esquecemos de alguns fatos. Por isso achamos importante fazer esse resumo histórico do MINA e sua luta pela implementação de Encontros de Grupos de Apoio, aqui no Brasil.

Vamos torcer para que não só no ENAM mas em muitos outros momentos possamos juntar nossas forças para apoiar esta prática.

Em breve, acrescentaremos mais dados a essa história, aproveitando que outras memórias entrarão em ação durante o ENAM 2003…

Maria Lucia Futuro – 22/8/2003


« Voltar

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: