Imprensa – Amamentação sem dúvida
AMAMENTAÇÃO NA IMPRENSA
Amamentação sem dúvida
Seção Viva Mais (25/8/2005).
Na semana mundial do aleitamento materno, profissionais esclarecem sobre o tema
De hoje ate a próxima quarta-feira é comemorada a Semana Mundial de Amamentação e uma séria de eventos estão programados para conscientizar as mulheres sobre a importância do aleitamento. O Ministério da Saúde recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. Muitas mães, no entanto, têm dificuldades na hora de amamentar.
— Se, por uma falta de confiança, o peito deixa de ser estimulado, a produção é interrompida, diz Claudia Orthof, uma das fundadoras da ONG Amigas do Peito, que presta esclarecimentos pelo Disque-Amamentação (2285-7779) e realiza várias atividades no próximo sábado, das 10h às 14h, no Museu da República (Rua do Catete 153).
Segundo as enfermeiras do Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno da Casa de Saúde São José, não há risco de que o bebê seja sufocado durante a amamentação, como temem muitas mães.
A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj) também está oferecendo um Disque-Amamentação (2531-3313) para tirar dúvidas e dar orientação sobre o tema. O serviço funciona das 9h às 16h e conta com obstetras, nutricionistas e fonoaudiólogas.
Dicas para o correto aleitamento
- Lave bem as mãos.
- Escolha um local calmo.
- Sente-se em uma cadeira ou poltrona com braços de apoio.
- As mamas devem ser limpas no banho, só com água. Antes e depois da amamentação, passe o próprio leite nos mamilos.
- O bebê deverá abocanhar não só o bico, mas também a maior parte da aréola.
- A duração das mamadas é de no mínimo 30 minutos. Não é necessário alternar as mamas nesse intervalo de tempo e sim para o próximo horário, que deve ser de no máximo três horas.
Observação das Amigas do Peito
As informações acima são de autoria do Jornal Extra. As Amigas do Peito não endossam todas essas recomendações.
Deixe um comentário